A prova de orientação regressa à cidade com duas etapas diurnas e uma noturna. Há já cerca de 500 inscritos, de sete nacionalidades diferentes.
Há mais de uma década a percorrer as ruas da cidade, a Porto City Race está de regresso nos dias 14 e 15 de outubro, com três percursos de orientação pedestre urbana. Nesta 11.ª edição, a prova vai passar por Campanhã, Centro Histórico e Paranhos.
Como em anos anteriores, o programa inclui três etapas com classificações separadas, que vão proporcionar diferentes desafios aos participantes e permitir-lhes explorar zonas emblemáticas do município.
A primeira paragem será no Parque de São Roque, na manhã de sábado. A partir das 10h00 disputa-se ali a habitual prova na variante sprint e, em paralelo, volta a realizar-se uma atividade de orientação adaptada, reforçando a aposta do evento em alargar a modalidade a todos os praticantes possíveis.
Ainda no dia 14, pelas 19h30, chega a sempre popular Porto City Race by Night, uma etapa noturna que este ano atravessa o Centro Histórico, Património Mundial da Humanidade. O local de concentração e de partida será na Escola Básica 2/3 de Miragaia.
A terceira e principal etapa do evento está marcada para a manhã de domingo e vai, pela primeira vez, percorrer a Freguesia de Paranhos. O novo mapa em estreia tem saída às 10h00, na Escola Básica 2/3 Eugénio de Andrade.
“Escola” é o tema da edição de 2023, daí as três provas terem pontos de passagem em várias instituições de ensino da cidade que se associaram ao evento.
Aberta a atletas federados ou amadores, de qualquer idade ou grau de experiência, a Porto City Race divide-se em 18 categorias competitivas: Open Curto, Médio e Longo; Formação, Juvenis (masculinos e femininos), Juniores masculinos, seniores (masculinos e femininos); veteranos I, II, III, IV e V (masculinos e femininos); Competição e ainda Adaptada.
São já cerca de meio milhar os participantes confirmados, oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia e Estónia, e 67 os clubes representados. As inscrições ainda estão abertas online.
Mesmo quem nunca tenha visto um mapa de orientação ou uma bússola, tem possibilidade de realizar percursos abertos, seja individualmente ou em grupo, já que o Grupo Desportivo Quatro Caminhos, que organiza o evento com o apoio da Ágora, terá monitores no terreno a dar acompanhamento e instrução aos iniciantes.
A Porto City Race é uma das três jornadas que integram o circuito Portugal City Race.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Ágora/CMP