De 24 a 28 de setembro, no último programa Make Trouble do ano, o Teatro Municipal do Porto convida o público a ser confrontado com a pobreza, no primeiro capítulo de Guilty Landscapes, do Studio Dries Verhoeven, e a explorar o banho enquanto fenómeno coletivo de transformação e de regeneração, em HAMMAM, da artista chilena Javiera Peón-Veiga, no Rivoli.
Em estreia nacional, Guilty Landscapes: Episode I Hangzhou, do Studio Dries Verhoeven, é um espetáculo de videoarte, com 10 minutos de duração, que pode ser experienciado individualmente ao longo de cinco dias, de 24 a 28 de setembro. Esta é a primeira peça de uma tetralogia do artista visual, que se situa na fronteira entre performance e instalação e onde o espectador é envolvido diretamente no trabalho. Este trabalho estará em cena no Rivoli com apresentações entre as 17h00 e as 22h00, de 24 a 27 de setembro, e entre as 15h00 e as 22h00, no dia 28.

Dias 27 e 28, também no Rivoli, a estreia nacional de HAMMAM, da artista chilena Javiera Peón-Veiga. O espetáculo propõe uma experiência imersiva, inspirada em práticas tradicionais de suor ou banhos quentes presentes em várias geografias e culturas no mundo. Por meio de uma partitura coreográfica que percorre os passos do amã – calor, massagem, esfoliação, lavagem e relaxamento –, este trabalho possibilita uma experiência introspetiva e contemplativa.
O público é convidado a circular pelo espaço, numa experiência de som, luz e banho, em que se esbatem as fronteiras entre intérpretes, elementos cénicos e público.
No dia 28, às 11h00, acontece a oficina LÖYLY, com elementos da equipa artística do espetáculo, onde será experimentando o dispositivo cénico, sendo recomendado trazer roupa de banho e toalha. A participação é gratuita, mediante inscrição para bilheteira.tmp@agoraporto.pt.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e tmp.bol.pt. Toda a programação do Tetro Municipal do Porto, em https://www.teatromunicipaldoporto.pt/
Fotos: HAMMAM