Nos dias 17 e 18 de janeiro, chega o primeiro Make Trouble de 2025. Desta vez, o programa apresenta a estreia de “As Secretárias”, por Maria Inês Marques, e “Musa Insistente”, de Leandro de Souza, ao Teatro Campo Alegre.
A abrir o novo ano, será apresentado, em estreia nacional, “Musa Insistente”, de Leandro de Souza. Em palco, uma figura solitária deambula pelo palco, citando excertos de letras de músicas, textos filosóficos e discursos de figuras importantes da cultura ocidental.
Para o coreógrafo, “a fuga é essa musa que insiste em nos inspirar a procurar saídas e inventar novos modos de ser, pensar, ver e fazer, para além dos enquadramentos rígidos do mundo”.
“Musa Insistente” é apresentado na sexta-feira, dia 17, e no sábado, dia 18, às 19h30, no Palco do Auditório do Campo Alegre.
Do outro lado do foyer, no Palco do Auditório, Maria Inês Marques estreia “As Secretárias”, com texto do coletivo norte-americano feminista Five Lesbian Brothers, abordando a infiltração insidiosa do patriarcado no universo profissional e interpessoal das mulheres.
Passada na cidade fictícia de Big Bone, conta a história de cinco mulheres que trabalham numa grande fábrica de madeira. Confinadas a um escritório estéril, as mulheres criam um culto secreto que tem como suposta missão a reparação brutal das injustiças de género na empresa.
Estreado em Nova Iorque em 1993, o texto chega, agora, a Portugal, num espetáculo por Maria Inês Marques e interpretação de Carolina Amaral, Crista Alfaiate, June João, Lígia Roque e Maria Jorge.
“As Secretárias” é apresentado na sexta-feira, dia 17, e no sábado, dia 18, às 21h00, no Palco do Auditório do Campo Alegre.
Em 2025, o Make Trouble volta a fazer das suas, em março, com espetáculos de Jaha Koo / CAMPO e de Mafalda Banquart / silentparty.