19/04/2022

O projeto foi originalmente criado no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Agora, os percursos iniciais voltam a ser trilhados todas as semanas, de forma orientada e gratuita, em quatro propostas diferentes. 


A iniciativa, da responsabilidade do Museu da Cidade, procura reativar assim os percursos delineados pela História do Romantismo no Porto, alicerçando estas visitas em elementos ou figuras que marcaram, de forma primordial, esta corrente histórica.  


Os jardins públicos e privados planeados durante o século XIX, de que são exemplo as quintas e as casas burguesas, foram pontos que serviram de mote para a criação deste projeto, onde espécies vegetais autóctones e exóticas criam uma mancha verde apetecível para interessados ou simples curiosos. 


O elemento água, sempre presente, reforça toda a ambiência romântica pontuada por chafarizes, fontes e lavadouros, elementos que marcam, desta forma, o conjunto de percursos que agora são novamente reativados. 



Quatro percursos apresentados 


O primeiro percurso decorreu nesta terça-feira, 19 de abril, dedicado à personalidade de Carlos Alberto. No dia em que Carlos Alberto da Sardenha chegou à cidade do Porto, há 173 anos, que se deu a apresentação do novo programa. Este percurso passou por lugares de memória da sua estadia no Porto, destacando as três moradas que escolheu como residência. 


Nesta quinta-feira, 21 de abril, o percurso será dedicado à Indústria. A partir da Extensão do Romantismo, far-se-á uma viagem pela história industrial de Massarelos, onde se avolumam os vestígios de fábricas, de armazéns e oficinas, de linhas de caminhos de ferro e pontes, de bairros operários e ilhas, e umas tantas memórias de um tempo áureo, que teve no antigo edifício do Palácio de Cristal um notável exemplo. 


A próxima semana contara com os percursos dedicados à Natureza e à Água.  


No dia 26 de abril, às 10h30 e 14h30, o Percurso da Natureza leva os interessados a entrar nos domínios dos recursos naturais da cidade, tendo como ponto de partida um dos pulmões verdes mais importantes da Invicta: os Jardins do Palácio de Cristal. 


O mesmo local é também o ponto de encontro, a 28 de abril (às 10h30 e 14h30), do Percurso da Água, materializado num caminho de chafarizes, fontes, lagos, moinhos ou canais no topo dos muros. 


A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário, com limite de 15 participantes


Nos quatro dias de apresentação dos Caminhos do Romântico, os percursos realizam-se excecionalmente em dois horários – um da parte da manhã, às 10h30, e outro ao início da tarde, às 14h30


A partir do mês de maio, estas visitas orientadas decorrerão às terças e quintas-feiras, às 10h30, sempre por marcação prévia através do site do Museu da Cidade.  

Ver também
Notícias