29/04/2021

Entre os dias 6 e 9 de maio, o Skate Park de Ramalde recebe a primeira de sete etapas do novo circuito nacional de skate organizado pela Federação de Patinagem de Portugal. Apresentada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a prova portuense será a única a pontuar para o ranking mundial que define a qualificação para os Jogos de Tóquio, onde a modalidade faz a sua estreia no programa olímpico.

 

O Skate Park de Ramalde serviu de palco, esta quinta-feira, à apresentação da primeira Liga Pro Skate, um circuito anual, organizado pela Federação de Patinagem de Portugal, que será composto por sete etapas, entre maio e outubro, com o objetivo de promover a modalidade e preparar o novo ciclo olímpico.


A apresentação da prova contou com a participação da vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, que expressou a vontade de que seja na etapa do Porto “que façamos o pleno do número de atletas que é possível qualificar para os Jogos Olímpicos”. Estiveram, também, presentes o presidente adjunto da FPP, Agostinho Silva, os atletas João Neto, embaixador da Liga Pro Skate, Duarte Pires, da Seleção Nacional, já qualificado para as meias-finais do torneio, e o skater de Esperanças, Madu Teixeira, de apenas 12 anos.


De acordo com Paulo Ribeiro, coordenador nacional do Comité Técnico de Skate da FPP, “esta prova tem o duplo aliciante de inaugurar o circuito nacional e também servir de qualificação para os próximos Jogos de Tóquio, onde o skate fará a sua estreia no programa olímpico. O Gustavo Ribeiro, que é o atual n.º 3 do ranking mundial, já tem a sua qualificação assegurada, mas a nossa ambição é podermos ainda garantir mais duas presenças”. Uma dessas vagas poderá estar ao alcance do portuense Jorge Simões, atualmente a competir nos Estados Unidos.


Para esta primeira etapa da Liga Pro Skate, cujas inscrições estão ainda a decorrer, terminando apenas no dia 5 de maio, a organização espera contar com a presença de cerca de 150 skaters, “mas a meta é chegarmos ao final da época já com 300 a 350 competidores e aos cerca de 10 mil federados aquando dos Jogos Olímpicos de Paris2024”.


A ambição de Paulo Ribeiro é justificada pelo facto de o skate ter sido a modalidade que mais cresceu nas escolas portuguesas durante o último ano, mesmo em contexto de pandemia, estimando-se que existam atualmente cerca de 80 mil praticantes ativos em Portugal Continental e nas ilhas.


O Porto é uma das cidades que, seguramente, tem contribuído para esta estatística, sobretudo após a abertura do Skate Park de Ramalde, “um espaço onde os muitos praticantes, que antes estavam espalhados pela cidade, podem agora praticar as suas manobras em total segurança e evoluir a sua técnica nos diferentes obstáculos”, como destacou Catarina Araújo.


“Mas, além de um equipamento que pudesse acolher estes praticantes, quisemos também que o Skate Park fosse um espaço para a promoção e o ensino da modalidade. Assim, passamos a disponibilizar aulas gratuitas para se quisesse iniciar na modalidade ou mesmo aperfeiçoar a sua técnica. O sucesso foi tanto que tivemos mesmo que duplicar a oferta, passando de duas para quatro aulas semanais”, acrescentou ainda Catarina Araújo, lembrando que as aulas estão para já suspensas devido às restrições impostas pela Covid-19.


O próximo passo, a concretizar ainda este ano, é a ampliação do atual Skate Park, o que permitirá não só duplicar a área do recinto, como também alargar a oferta de obstáculos.


Na apresentação da Liga Pro Skate, foi ainda revelado formato desta primeira etapa, que se iniciará com uma sessão de treinos e adaptação ao recinto, nos dias 6 e 7 de maio. No sábado, 8 de maio, será disputada a Liga Nacional, entre as 9 e as 15 horas, envolvendo os escalões amadores. Os três melhores terão acesso ao Open Qualifier, a disputar também no sábado, a partir das 16 e até às 22 horas.


Para domingo, 9 de maio, ficam reservadas as semifinais (10 às 13 horas) e as finais da Liga Pro Skate (14 às 18 horas), estas com transmissão em direto pela SportTV. Dado o atual contexto pandémico, este primeiro evento será ainda realizado sem público.

Galeria
Item 1 de 18
Ver também
Notícias