22/06/2021

A Filmaporto — film commission, cujo site ficará online a partir de segunda-feira, 28 de junho, é a nova plataforma do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da Ágora que tem como principal objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas. A sua atividade passa por promover a cidade junto de agentes nacionais e internacionais, facilitar filmagens através do apoio logístico e técnico, apoiar financeiramente produções audiovisuais no Porto e garantir formação contínua e especializada a profissionais.


O novo projeto de film commission da cidade do Porto chama-se Filmaporto e foi apresentado a agentes do setor esta terça-feira, no Cinema Trindade.


Para Rui Moreira, este é o corolário da forma como o Porto se tem afirmado como “a cidade do cinema”, sendo que a história mais ou menos recente destaca precisamente “o papel principal da cidade e a forma como os realizadores têm tratado o Porto”. Esta plataforma servirá para “cuidar do património e estatuto da cidade, para não cair em epíteto vazio”, refere o autarca, sendo que a visibilidade que esta disciplina artística assume na cidade sai ainda reforçada com a abertura do renovado Batalha Centro de Cinema, no início de 2022. “Este é um projeto que chega num momento dinâmico do cinema no Porto”, reconhece Rui Moreira, aludindo assim aos muitos e diversos festivais e espaços de apresentação existentes.



A Filmaporto pretende ainda servir de intermediário entre agentes da cidade e oportunidades de produção cinematográfica, nomeadamente através da criação de um diretório no qual se poderão inscrever todos os profissionais do setor audiovisual residentes no Porto.

 

Apoio à produção vai a reunião de Câmara

A Filmaporto — film commission quer, ainda, apoiar a produção em cinema através da atribuição anual de bolsas. As Bolsas de apoio Filmaporto, que serão propostas em reunião de Câmara na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, têm como principais objetivos estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover o emprego e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.


Para Guilherme Blanc, novo diretor do Batalha Centro de Cinema e responsável pelo Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da Ágora, esta é uma consequência da forma como o cinema tem sido tratado na cidade, com toda a atenção, e este foi o momento ideal para a afirmação deste projeto. “A Ágora surge aqui como um instrumento importante para a concretização da plataforma, com uma equipa preparada e especializada para o efeito”, afirma.



De acordo com Guilherme Blanc, a Filmaporto será “um projeto de apoio, comunicação e potenciação ao cinema”, prestando apoios em várias áreas, “uma peça importante para afirmar ainda mais o Porto como a cidade do cinema”.


Outra das missões da nova film commission é garantir formação contínua e especializada aos diferentes agentes que exerçam a sua atividade profissional no Porto. Deste modo, disponibilizará, em parceria com outras entidades da cidade, workshops e cursos centrados nas diferentes técnicas audiovisuais. As primeiras formações apoiadas já podem ser consultadas no site.


Pode acompanhar a atividade da Filmaporto — film commission através do seu Facebook, Instagram e Twitter.


Galeria
Item 1 de 8
Ver também
Notícias