21/06/2022

O atleta de 15 anos arrecadou o ouro na modalidade de kata no Campeonato da Europa de Karaté. João Vieira revela que este título representa “muito trabalho, esforço e dedicação”, mas, acima de tudo, a responsabilidade por representar o seu país. 


Aos 15 anos, João Vieira tornou-se, no passado domingo, o melhor na modalidade de kata no Campeonato da Europa de Karaté, que decorreu de 17 a 19 de junho na República Checa


O jovem atleta, a competir na categoria de kata cadete, obteve as pontuações mais altas na fase de grupos e venceu, na final, o eslovaco Juraj Muller


Este é um feito inédito no karaté, sendo o primeiro atleta português a conseguir este título na modalidade. 


Para o atleta e estudante da cidade do Porto, “as emoções foram muitas e a sensação de poder representar o meu país pela primeira vez foi indescritível”.  



Em conversa com a Ágora, João Vieira assume que “ser campeão da Europa é um resultado que desejo há muito tempo e foi agora possível. Esta medalha tem um sabor especial”. 


A prova contou com a participação de 1065 atletas de 48 países. O português entrou na prova no 27º lugar do ranking mundial, e após a sua prestação, venceu todos os seus adversários diretos na tabela classificativa, atingindo o 3º lugar a nível mundial


“Este título representa muito trabalho, esforço e dedicação, mas acima de tudo a responsabilidade de manter a consistência de representar mais e melhor o meu país a nível europeu e mundial”, acrescenta o jovem atleta.  


O objetivo, diz, passa agora por “chegar a número um do mundo já em outubro de 2022”. E para atingir este objetivo será importante “manter os treinos, uma tarefa que necessita de muita motivação e um apoio muito grande”, revela. Tudo pela meta de continuar a defender e dignificar as cores de Portugal na modalidade. 


Texto: José Reis 

Ver também
Notícias