17/06/2021

A reserva de espaços de trabalho no novo Campus já pode ser efetuada no website do equipamento cultural. Os artistas que trabalham ou vivam a partir da Área Metropolitana do Porto podem reservar um dos locais disponíveis até um máximo de 240 horas. Foram ainda lançados três novas open calls e aulas para profissionais a partir de setembro de 2021.

 

Após a inauguração do Campus Paulo Cunha e Silva (PCS) na passada semana, como resultado da requalificação da antiga EB José Gomes Ferreira na Travessa dos Campos, na União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, os artistas são agora convidados a ocuparem o espaço para a exploração, estudo e criação dos seus novos trabalhos através de períodos de residência criativa. O Campus acaba de lançar a possibilidade de reserva dos seus diferentes espaços, sendo que esta ocupação representará metade da utilização dos estúdios do equipamento cultural. O objetivo, assume a equipa artística responsável pelo projeto, “é apoiar a criação artística local e consolidar o tecido artístico profissional, disponibilizando recursos e espaços com condições excecionais”.


Aos interessados, é necessário efetuar um registo no website – www.campuspcs.pt – e, após a validação, ter acesso a uma área reservada, com um banco de horas, que poderão ser utilizadas de forma repartida ou consecutivamente, num mínimo de quatro horas e um máximo de 240 horas. Após esgotar esse banco de horas, o mesmo renovar-se-á após um mês. Esta utilização será gratuita e pode ser reservada nas 24 horas do dia, nos sete dias que compõem a semana. O período atualmente disponível vai até ao dia 3 de outubro.

 


Três novas open calls

O Campus PCS lançou ainda três open calls distintas para residências artísticas e técnicas e para a segunda edição do programa Reclamar Tempo. Os programas dirigem-se a artistas e companhias profissionais, cujas linhas de trabalho se situam nas áreas da dança, teatro, circo contemporâneo, formas animadas e cruzamentos disciplinares. O objetivo é desenvolver projetos artísticos (na sua fase de criação, ensaios, remontagens), bem como para a pesquisa e investigação artística (resgatando tempo para investigar, solidificar ideias, gerar discurso e pesquisar práticas).


São assim disponibilizadas 56 semanas de residências artísticas para artistas que vivam em território nacional, num período temporal de duas a oito semanas por cada candidatura selecionada.


Há ainda a possibilidade da realização de três residências técnicas no Teatro Campo Alegre, que contarão com o apoio da equipa do Teatro Municipal do Porto, num período que oscila entre uma e duas semanas. Apenas os artistas nacionais se podem candidatar a esta oferta.


Após a primeira edição, lançada em pleno período de confinamento em 2020, é agora lançada a segunda edição do programa Reclamar Tempo, um projeto de pesquisa que visa apoiar oito artistas/coletivos locais para um período de pesquisa e investigação de aproximadamente seis meses.


As candidaturas para estes projetos podem ser enviadas até às 18h00 de dia 2 de julho. Todas as informações estão disponíveis no website do Campus PCS.


 

Aulas a partir de setembro

A partir de setembro, o Campus Paulo Cunha e Silva terá ainda um programa de aulas diárias para profissionais de artes performativas. Com início após o verão, as aulas decorrem de segunda a sexta-feira, no período da manhã – entre as 9h30 e as 11h00. São aulas de nível avançado, que abrangem várias disciplinas e com foco na partilha de prática.


No primeiro mês estão já agendadas aulas com os coreógrafos Marco da Silva Ferreira, Steven Michel, Isabelle Missal e Joana von Mayer Trindade. A aquisição das aulas pode ser feita a partir do mês de julho, com o custo unitário de 3 euros por aula. No entanto, será ainda disponibilizado um pacote de 10 aulas pelo valor de 25 euros, sendo possível a sua aquisição através da Bilheteira Online, em campuspcs.bol.pt.

 

Ver também
Notícias