06/06/2022

Os campos de férias municipais estão de regresso entre 4 de julho e 26 de agosto e há mais de 3000 vagas para preencher, o maior número disponível desde a criação deste programa. 


Entre 4 de julho e 26 de agosto, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza mais uma edição da Missão Férias@Porto para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto. 


Dividido por semanas temáticas, o programa inclui mais de 30 atividades adaptadas a cada escalão etário, que se enquadram na oferta existente na cidade. Haverá muito desporto – com modalidades como atletismo, voleibol, rugby, andebol, basquetebol, badminton, bowling, dança, esgrima, robótica, boxe, jogos tradicionais, minigolfe, tiro com arco, surf, skate ou xadrez – e também visitas a museus, praias, jardins e parques, oficinas de alimentação e ciência, sessões de magia e outras surpresas. 



Inscrições online ou presenciais


As inscrições abrem às 10h00 do próximo dia 14 de junho, terça-feira, e o processo será este ano diferente do habitual. Para facilitar o processo de inscrição, foi criada uma plataforma online que ficará disponível aqui a partir da hora de abertura do processo.


Em paralelo, e para quem preferir, será também possível fazer a inscrição presencialmente nos moldes dos anos anteriores. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição preenchida nas secretarias das Piscinas Municipais de Cartes e da Constituição. Ao contrário dos últimos dois anos, as inscrições via email não serão consideradas.


No momento da inscrição, os encarregados de educação deverão escolher qual o polo da sua preferência, de acordo com a sua localização. Os cinco pontos, que vão funcionar como base de receção e entrega das crianças, são: Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão do Viso, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. O programa será idêntico em todos os locais e as datas de funcionamento são as demonstradas no Plano de Atividades.


Depois de efetuado o pagamento, e quando tudo estiver validado, os encarregados de educação receberão por email a confirmação da inscrição. Para ajudar no processo, preparámos este guia com todos os passos a seguir.


Tal como noutros anos, o Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos (ver tabela de preços). São ainda disponibilizadas inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.



Vagas para crianças com necessidades educativas especiais


Este ano, a Missão Férias@Porto mantém o protocolo com a Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA) que possibilita a inscrição e o acompanhamento de 48 alunos com necessidades educativas especiais. Neste caso, a inscrição deve ser realizada através de um contacto direto com a ADADA, em que serão avaliadas as necessidades especificas de cada criança. O telefone para esse fim é o 225 303 043.


Destacamos ainda que, tal como no ano passado, em toda a sinalética dos campos de férias estará presente o código ColorADD, um sistema gráfico de identificação de cores concebido para daltónicos. Estão também previstas palestras de sensibilização que ajudarão as crianças a compreender o que é o daltonismo e como funciona este código criado pelo portuense Miguel Neiva.


Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt.

Ver também
Notícias