As Inaugurações Simultâneas celebram mais um aniversário com um novo ciclo e muita atividade paralela de acesso gratuito.
O Quarteirão Cultural de Miguel Bombarda recebe, entre as 16h00 e as 20h00 de 23 de setembro, o quinto ciclo em 2023 das Inaugurações Simultâneas, momento em que se celebrará o 16.º aniversário do evento.
Segundo a organização, foi preparado um momento de celebração conjunta, uma tarde de cultura urbana pensada para a cidade e pela cidade. “Pretende-se apresentar, estimular e apoiar o saber fazer local de desenvolvimento sustentável, interdisciplinar, multicultural e inovador”, explicam.
Haverá novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos da zona, acompanhadas por animação cultural gratuita programada pela Ágora.
Na zona pedonal de cruzamento entre a Rua de Miguel Bombarda e a Rua da Boa Nova (do lado do Palácio de Cristal), a loja de música Wasser Bassin apresenta uma Feira do Vinil, CD, K7 e Outros Artefactos Sonoros, ao mesmo tempo que oferece o DJ set Wasser Bassin Soundsystem: The Crabs, Paulo Couto e Portuguese Funeral.
Também nessa zona, a artista plástica e designer Daniela Antunes dá a conhecer o projeto e a marca de roupa (re)veste através de uma oficina de “capacitação e consciencialização para a transformação de peças de roupa em segunda mão ou deadstock proveniente da indústria”. Os interessados em participar devem enviar um email para reveste@centrosocialsoutelo.org, escolhendo um dos dois horários: 16h00-17h30 ou 18h00-19h30.
Nos mesmo turnos, mas no Largo da Maternidade Júlio Dinis, haverá outras duas atividades: uma oficina colaborativa de cerâmica contemporânea, orientada pela artista plástica e ceramista Sílvia Pinto Costa para maiores de 12 anos (inscrição: atelier@scar-id.com), e uma oficina de origami para crianças a partir dos seis anos, dirigida pela especialista em cultura japonesa Ana Cancela (inscrição: anabarroscancela@gmail.com).
Também nesse largo haverá ainda, a partir das 17h30, um concerto da banda anglo-lusa Population: 5, que diz ter uma única missão: "salvar o mundo com os poderes rejuvenescedores do rock’n’roll.”
Do lado oposto do quarteirão, na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua de Cedofeita, a ordem é para dançar. Primeiro, entre as 16h00 e as 17h00, terá lugar a oficina "Swing & Blues" (iniciação), dinamizada pelo projeto Bota Swing. Depois, e até às 20h00, o baile é social, ao som de Deejay Joe. Para participar, em ambos os casos, basta aparecer (e ter vontade de mexer o corpo).
O programa da tarde inclui ainda, e como tem sido habitual nos últimos anos, duas visitas guiadas a algumas galerias, conduzidas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. Quem se quiser juntar deve inscrever-se até às 13h00 de 22 de setembro, através do email visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt, indicando o nome e o turno pretendido (16h00-17h00 ou 17h30-18h30).
A imagem do cartaz deste ciclo das Inaugurações Simultâneas é da autoria de Vasco Araújo, cortesia da Galeria Presença. No tipo de letra foi mantida a habitual parceria com o Colönia Studio.
Além das inaugurações e de toda esta animação de rua, haverá ainda outra surpresa para os visitantes: a oferta de tote bags.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Guilherme Costa Oliveira e Andreia Merca