23/04/2021

A quinta edição do programa municipal InResidence vai apoiar dez novos projetos com a atribuição de bolsas para a realização de residências artísticas em espaços culturais, não municipais, da cidade do Porto.


Aos oito locais apoiados em edições anteriores — A Turma, CRL Central Elétrica, Escola das Artes da Universidade Católica, Instituto, Mala Voadora, Maus Hábitos, Rua do Sol e Sonoscopia — juntam-se agora a Kubik Gallery e o De Liceiras 18. Até ao fim do ano, estes espaços vão acolher artistas que provêm de geografias e áreas artísticas diversas.


Na área do teatro, A Turma receberá o dramaturgo espanhol José Manuel Mora, para o desenvolvimento de um projeto teatral de criação textual, inspirado em Satyricon, clássico do escritor romano Petrónio Satyricon, que inclui um laboratório de formação e exploração cénica. A Mala Voadora acolherá Ophelia Jiadai Huang, dramaturga e performer chinesa que, além de colaborar no projeto "Blood Stories" da companhia portuense, desenvolverá outros dois de sua autoria: "Galaxy Talk" gira em torno da exploração dos contornos performativos do ato de discursar e "Zen project" foca-se no silêncio enquanto componente da linguagem.


Nas artes visuais, a Escola das Artes, a fotógrafa e videógrafa Alice Miceli dará continuidade a um projeto de investigação já em curso, centrado nas representações fotográficas da paisagem em zonas pós-conflito. Já o Instituto abrirá portas ao artista visual angolano Luís Damião, que, a partir do vasto espólio fotográfico do seu pai, o fotojornalista Paulino Damião (conhecido como Kota 50), produzirá novos trabalhos, acompanhados por uma série de atividades paralelas abertas ao público.


Por sua vez, a Rua do Sol dará casa a Pisitakun Kuantalaeng, artista tailandês cujo corpo de trabalho se desdobra entre a ação política, a arte performativa e a instalação, abrindo espaço aos “abafamentos” da democracia e da liberdade. Ao mesmo tempo, a Sonoscopia acolherá Ka Baird, uma das vozes mais singulares do panorama musical experimental na atualidade, para uma residência com a harpista espanhola radicada no Porto Angélica Salvi, encontro que culminará com a edição de um disco.  


Já o Maus Hábitos e a CRL - Central Elétrica, apostam na reprogramação das residências que estavam previstas para 2020, mas não foram concretizadas devido a constrangimentos relativos à Covid-19. Alexandre Vogler, cuja prática artística tem incidido em trabalhos em contexto público e sistemas de comunicação, e Ronald Duarte, que tem participado em exposições e eventos culturais no Brasil e a nível internacional, irão desenvolver no Maus Hábitos o projeto de residência "Ateliê Encantado", baseado na criação de um laboratório que concentre a pesquisa de elementos encantados. Na CRL - Central Elétrica, Alejandro Ahmed, coreógrafo e diretor artístico da brasileira companhia de dança Cena 11, desenvolverá "Condução Óssea", projeto sobre transdução e alteridade pautado pela investigação da relação física-digital entre condutores tácteis, microfones de contacto, voz, luz, palavra e movimentos. 


Pela primeira vez no programa InResidence, a Kubik Gallery promoverá a residência do escultor brasileiro, Artur Lescher, que criará um projeto para o espaço no seguimento da apresentação da sua obra “Suspensão”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Outro estreante, o De Liceiras 18, dará espaço a Val Vargas & Julián Matta. A dupla desenvolverá um projeto alicerçado nas práticas atuais dos artistas em torno de esculturas de pequeno formato, que incluirá um conjunto de ações que pretendem aprofundar o diálogo com o espaço urbano psicogeográfico da cidade do Porto.


Criado em 2017, o programa municipal InResidence integra a plataforma municipal Pláka, coordenada pelo Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Desporto e Cultura. Visa a atribuição de bolsas destinadas à realização residências artísticas em espaços culturais não municipais, com valores de financiamento que variam entre os quatro e os seis mil euros. Até à data, já apoiou 25 projetos.


Ver também
Notícias