27/06/2022

Novas exposições e coleções são apresentadas este sábado, com DJ sets e oficinas gratuitas na rua a receber os visitantes.


Na tarde de 2 de julho, o Quarteirão de Miguel Bombarda recebe o quarto ciclo em 2022 das Inaugurações Simultâneas. Entre as 16h00 e as 20h00, haverá novas exposições nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos, acompanhadas de animação de rua programada pela Ágora.


Na zona pedonal do cruzamento entre a Rua de Miguel Bombarda e a Rua da Boa Nova, o público pode juntar-se na construção de fanzines. Todos estão convidados a participar numa ou nas três fases do processo: montagem e composição de uma publicação de oito páginas (das 16h00 às 17h00, com orientação de Madame Zine); criação e experimentação de linogravuras num inventário de estórias inventadas (entre as 17h00 e as 18h30, com orientação de Pedro Sim / Pé de Mosca); costura e montagem final do fanzine (das 18h30 às 20h00, orientadas pela Raiz Editora). 


As oficinas são produzidas pelo Zinefestpt, festival dedicado a este tipo de edições que, entre 1 e 3 de julho, decorre também no quarteirão, na livraria Gato Vadio (Rua da Maternidade).



Na mesma zona, a tarde será musicada por um DJ set de Mvria b2b Otsoa, enquanto do lado oposto, na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a Rua de Cedofeita, será Paulo Martins ao leme dos discos.



Como é habitual, a Ágora vai promover também duas visitas guiadas pelas galerias que inauguram exposições neste ciclo, conduzidas por alunos de Artes Visuais da Escola Superior de Educação. O percurso dura uma hora e tem 15 vagas por turno – o primeiro é às 16h00 e o segundo às 17h30. Os interessados podem-se inscrever (gratuitamente) até às 13h00 de 1 de julho, enviando um correio eletrónico com nome e turno pretendido para stopandgo@agoraporto.pt.



A imagem do cartaz desta edição da Inaugurações Simultâneas é da autoria de Hazul, artista que integra a exposição coletiva de arte urbana patente na AP’ARTE Galeria. No tipo de letra foi mantida a parceria com a designer e diretora artística Joana Machado, do Colönia Studio.

Ver também
Notícias