18/01/2023

Uma das tradições da época volta a sair às ruas neste fim de semana, levando os habituais cantares de celebração do Ano Novo pela cidade do Porto. Depois do adiamento devido ao mau tempo, o Porto canta agora as Janeiras em dois dias: a 21 e 22 de janeiro.

 

O tradicional “Cantar as Janeiras” divide-se assim em dois momentos, com dois locais distintos de apresentação final.

 

Assim, no sábado, 21 de janeiro, e com partida às 15h30, o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã, o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro, o Orfeão do Porto e o Rancho Folclórico do Porto percorrem as ruas com os temas musicais que marcam esta época, terminando no Mercado do Bolhão, no coberto junto à porta principal (Rua Formosa), onde decorrerá a apresentação final de todos os grupos.



No dia seguinte, domingo, 22 de janeiro, também a partir das 15h30, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico de Paranhos e o Rancho Típico do Ilhéu saem para um desfile pela baixa da cidade, concentrando-se depois no Átrio da Estação Ferroviária de São Bento, onde decorrerá o encontro final de todos os movimentos.


A atuação será constituída por três temas de cada grupo e decorrem por ordem de chegada, sendo que, no final, todos cantarão em conjunto um tema predefinido para o efeito.



acesso é livre e o evento conta com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do Mercado do Bolhão.

 

Programa


Sábado, 21 de janeiro

 

·      Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã

·      Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro

·      Orfeão do Porto

·      Rancho Folclórico do Porto


Domingo, 22 de janeiro

 

·      Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal

·      Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique

·      Rancho Folclórico de Paranhos

·      Rancho Típico do Ilhéu

Ver também
Notícias