23/02/2022

Um equipamento junto ao Castelo do Queijo, um dos 18 novos parques com materiais para a prática de fitness e basquetebol, foi nesta quarta-feira inaugurado na Foz do Douro. Estes novos espaços respondem a uma “falha” existente na cidade, há muito reclamada pela população. 

 

Com 73 anos, António Torres mantém a mesma rotina, todos os dias. “Caminho dez quilómetros”, entre o ir e vir, “de casa, em Matosinhos, até ao Forte de São João Baptista, mesmo ao lado do Passeio Alegre”.  


São cinco quilómetros para um lado, cinco quilómetros para o outro, ritmo sincopado e o mar a acompanhar os passos. “Às vezes a minha mulher acompanha-me, mas muitas vezes faço o trajeto sozinho”.  


A idade não permite que os passos acelerem mais – “caminho, mas não corro” – mas não há dia que abdique desta prática. 

 

“Faz bem ao corpo, faz bem ao espírito, ajuda-nos a ter hábitos saudáveis”. E a envelhecer com outra qualidade, acrescentamos. “Sim, acho que sim”, sorri. 

 


Na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro, António parou no novo Parque Desportivo do Castelo do Queijo, um espaço habilitado com duas funcionalidades distintas: de um lado, equipamentos para street workout. Do outro, espaços e materiais para mobilidade e reabilitação.  


“Um verdadeiro health club a céu aberto”, refere Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, que, na manhã desta quarta-feira, visitou e inaugurou (oficialmente) este novo espaço. 

 

António assiste de longe à visita do presidente. Acede ao convite para experimentar os novos equipamentos e aproveita para fazer os quilómetros que ainda lhe faltam… sem sair do sítio.  


“Estas máquinas são muito boas, permitem que façamos exercício ao ar livre e com uma vista maravilhosa”, admite, enquanto olha para o mar que se estende à sua frente. “Ter esta vista enquanto fazemos exercício é um privilégio”. 

 

Novos equipamentos 


O Parque Desportivo do Castelo do Queijo é um dos mais de 18 parques municipais (com mais de 100 equipamentos de fitness) que a Câmara Municipal do Porto está a instalar na cidade. 

 

Com um investimento global de 640 mil euros em equipamentos e a requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol, estes locais tornam-se autênticos recantos desportivos, promovendo estilos de vida saudáveis, como a prática regular de atividade física ou o envelhecimento ativo, mitigando assim os efeitos dos fenómenos de exclusão social. 



“São equipamentos que habitualmente encontramos nos health clubs mas que, neste caso, estão acessíveis a todos. Teremos monitores nos parques para ajudar as pessoas a usufruir do ar livre”, assume o presidente da autarquia, destacando que este investimento, “perfeitamente justificado”, procura responder a “uma preocupação nossa e de toda a cidade”.  


Estes novos materiais de fitness e circuitos de manutenção foram instalados em vários espaços verdes, como o Jardim do Calém, o Parque da Pasteleira, o Palácio de Cristal, o Jardim Paulo Vallada, o Jardim de Arca D’Água, o Parque de São Roque e no Parque do Covelo, entre muitos outros. 


Para além destes novos equipamentos, a Câmara Municipal do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, terminou a requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol em espaços desportivos dedicados ao efeito, num investimento global de cerca de 100 mil euros.  


A autarquia, adianta, deu especial atenção a este desporto, “uma modalidade com crescente procura, que pode ser praticada de forma individual ou coletiva”.  



A pandemia teve contextos dificílimos, mas também permitiu às pessoas perceberem que a permanência ao ar livre faz bem em todos os sentidos”, acrescentou o presidente da Câmara. 


O investimento contemplou, assim, espaços existentes, como na Quinta do Covelo, nas Fontainhas, o Bairro de Ramalde do Meio, no Jardim de Belém, no Edifício Transparente, no Jardim Paulo Vallada, no Parque da Cidade, no Bairro do Viso ou no Bairro da Previdência (ler lista completa abaixo). 

 

“Tal como num ginásio, mas gratuito” 


A experimentar os novos equipamentos, com calma e “pela primeira vez”, Osvaldo Oliveira, de 47 anos, assume que o novo parque será de “paragem obrigatória” a partir de agora.  


“Frequento o ginásio todos os dias e faço uma corrida na marginal”, conta, logo acrescentando que, “agora, há mais um motivo para ficar aqui mais tempo”.  


Neste local encontra as mesmas “máquinas” que utiliza habitualmente no ginásio, mas com uma vista “muito mais bonita e um ar muito mais agradável”. 



Para este recém-chegado ao nosso país (há um ano que vive em Portugal, vindo do Brasil, onde a prática desportiva ao ar livre “é algo que se encontra em todo o lado”), a possibilidade de ter estes equipamentos à porta de casa é algo que “todos devem aproveitar”. 


E só não aproveita quem não quiser: “podemos usar o que existe num ginásio normal, mas a vermos o mar e de forma totalmente gratuita. Melhor é impossível”, remata. 

 

Novos Parques Fitness 

- Castelo do Queijo (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde); 

- Jardim do Calém (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos); 

- Parque da Pasteleira (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos); 

- Palácio de Cristal (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos); 

- Jardim Machado de Assis (Foco, Freguesia de Ramalde); 

- Praça dos Álamos (Freguesia de Ramalde); 

- Jardim Sarah Afonso (Freguesia de Ramalde); 

- Jardim de Ezequiel Campos (Freguesia de Ramalde); 

- Jardim Paulo Vallada (Freguesia do Bonfim); 

- Jardim do Conhecimento/Alameda Eça de Queirós (Freguesia do Bonfim); 

- Jardim de Arca D’água (Freguesia de Paranhos); 

- Parque Infantil da Areosa (Freguesia de Paranhos); 

- Jardim de Belém (Freguesia de Campanhã); 

- Parque de São Roque (Freguesia de Campanhã); 

- Praça da Corujeira (Freguesia de Campanhã); 

- Avenida da Cidade de Xangai (Freguesia de Ramalde); 

- Parque Infantil de Cervantes (União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória); 

- Parque do Covelo (Freguesia de Paranhos). 

 

Requalificação e colocação de tabelas de basquetebol

- Rua Coronel Helder Ribeiro (Freguesia de Campanhã); 

- Quinta do Covelo (Freguesia de Paranhos); 

- Santa Luzia (Rua Escultor Barata Feyo - Freguesia de Paranhos); 

- Fontaínhas (Freguesia do Bonfim); 

- Bairro de Ramalde do Meio (Freguesia de Ramalde); 

- Jardim de Belém (Freguesia de Campanhã); 

- Jardim Paulo Vallada (Freguesia do Bonfim); 

- Associação Recreativa e Social do Viso (Freguesia de Ramalde); 

- Bairro do Viso (Freguesa de Ramalde); 

- Rua Professor Carlos Teixeira (Freguesia de Ramalde); 

- Jardim do Cálem (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos); 

- Largo de Miragaia (União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória); 

- Edifício Transparente (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde); 

- Parque da Cidade (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde); 

- Bairro da Previdência (Freguesia de Ramalde). 

 

Reportagem: José Reis / Ágora 

Fotografia: Filipa Brito / CMP  

Ver também
Notícias