15/04/2025

A 10 de maio, às 16h00, a Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura a instalação “Praia de Ruínas”, desenhada pelo artista Andreas Angelidakis para o terreiro em frente ao seu espaço nos jardins do Palácio de Cristal. O projeto marca o arranque de uma nova iniciativa da GMP: uma comissão de verão, ao ar livre, prevista para acontecer, anualmente, de maio a outubro.

 

Tendo como principal referência as “Grand Tours” dos séculos XVII a XIX, onde a classe alta se aventurava por viagens em busca da antiguidade clássica, sendo as ruínas gregas um dos principais destinos, “Praia de Ruínas” subverte noções estáveis de realidade, transformando as colunas em personagens que partem do sul da Europa em busca de novas experiências.

 

Nesta paragem pelo Porto, as colunas do artista e arquiteto Andreas Angelidakis – que na realidade são pufes gigantes – são combinadas com chapéus-de-sol, criando um cenário lúdico, ao ar livre, que pode assumir diferentes configurações a partir das interações com o público.

 

 

Espaço de descanso e fruição, mas também de crítica e reflexão em torno de questões relacionadas com turismo, a monumentalidade, a classe, o gosto, o património ou a história, a instalação “Praia de Ruínas” estará no terreiro da GMP até 12 de outubro.

 

Numa antecipação da inauguração, no dia 8 de maio, às 19h00, Andreas Angelidakis será o anfitrião da série “Conversas de Galeria”, a ter lugar na GMP, com entrada gratuita. 

 

Sediado em Atenas, Angelidakis refere-se a si mesmo como “um arquiteto que não constrói”. Nesta conversa, que tem como ponto de partida a instalação “Praia de Ruínas”, irá partilhar alguns dos projetos que tem vindo a realizar e que têm em comum a reflexão sobre conceitos de monumentalidade, história e as possibilidades de relação com quem habita os espaços coletivos.

 

Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

 

Ver também
Notícias