18/11/2022

A quarta intervenção na fachada do edifício ficou a cargo de Alevtina Kakhidze e encerra, deste forma, o programa “Encontros à Superfície”.


Desde abril deste ano que a fachada da Galeria Municipal do Porto (GMP) se transformou em espaço de exposição, acolhendo obras de artistas ucranianos, permanentemente acessíveis aos visitantes dos Jardins do Palácio de Cristal.


O quarto e último momento do projeto pertence a Alevtina Kakhidze, artista e escritora nascida na Ucrânia, onde vive e trabalha.



Tal como muitas pessoas ucranianas, decidiu permanecer no país após a invasão das forças russas a 24 de fevereiro deste ano. Os seus desenhos são como notas mentais, diários, ou um ensaio filosófico fragmentado que desafia o que a artista aprendeu das noções da filosofia ocidental de Kant, Hegel ou Arendt e o que experiencia diariamente na guerra.


À semelhança do que aconteceu com as anteriores, a obra resulta da colaboração com a artista e designer Irina Pereira, tornando cada peça uma zona de troca e um espaço comum, complementar entre duas realidades.


Para ver na fachada da GMP até janeiro do próximo ano. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt

Ver também
Notícias