Na semana que marca o encerramento de mais um ciclo expositivo, a Galeria Municipal do Porto volta a abrir portas para mais uma sessão de Conversas de Galeria. Desta feita, a iniciativa tem como convidado o escritor e historiador Bernardo Pinto de Almeida e acontece a 9 de outubro, às 19h00.
Como se estabelecem as relações entre Arte e Emoção? E entre Arte e História? Que exemplos encontramos nas práticas artísticas em Portugal? Será a partir destas e outras questões, que Matilde Seabra irá conduzir mais um fim de tarde de conversa informal em torno da arte e a sua importância no dia-a-dia.

Catedrático jubilado de Teoria e História da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Bernardo Pinto de Almeida conta com um vasto currículo ligado às Artes. Integrou a Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1990-1996), onde organizou diversas exposições; organizou a Colecção de Arte Portuguesa do M.E.I.A.C.- Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporáneo (Badajoz/Espanha) e foi Director Artístico da Fundação Cupertino de Miranda (1995- 2001) onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições.
Entre 2005 e 2009, foi membro do Conselho de Administração da Fundação Berardo, representando o Estado. Como comissário independente, organizou mais de uma centena de exposições em Museus e Instituições em Portugal e Espanha; prefaciou cerca de três centenas de catálogos em Portugal e no estrangeiro; e proferiu mais de três centenas de conferências em instituições culturais em Portugal e estrangeiro.
Bernardo Pinto de Almeida, dirigiu ainda a coleção "Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX" (40 volumes publicados) na Editorial Caminho; colaborou nas revistas “Lapiz”, “Arte y Parte” (Espanha), “Artforum” e “Contemporânea” (EUA); e publicou cerca de 20 livros de Ensaio (sobre Arte) e 10 livros de Poesia.
À semelhança das restantes atividades da Galeria Municipal do Porto, Conversas de Galeria tem entrada gratuita. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.