Entre 16 de dezembro e 17 de janeiro, a Galeria Municipal do Porto (GMP) promove uma série de oficinas gratuitas no âmbito da exposição “Aprender a ensinar, ensinar a aprender”, de Elvira Leite, com curadoria de Matilde Seabra.
Denominada “O Espaço Entre”, a iniciativa nasce do diálogo entre duas gerações de educadoras e artistas, transformando a sala de exposição num lugar para brincar e aprender, através da pintura, da observação, da escuta e da escrita. Cada sessão ou oficina propõe, assim, um percurso de experimentação e escuta, celebrando a vitalidade das práticas educativas de Elvira Leite.
Destinadas a crianças e adultos, as oficinas desdobram-se entre sessões abertas à participação de todas as pessoas (maiores de 6 anos), sem necessidade de inscrição, e sessões para grupos organizados (até 15 pessoas), de escolas, ATL’s e outras instituições, para as quais é necessária inscrição.

As sessões vão ser orientadas pela equipa do projeto de mediação e criação artística BOA Arts com Cristina Camargo, assim como pelas equipas de mediação do ping! – o Programa de Incursão à Galeria da GMP, e das Bibliotecas Municipais do Porto.
Está ainda prevista uma oficina levada a cabo por Clara Guinoulhiac, da Architoys – que se dedica à conceção, produção e venda de brinquedos de arquitetura –, a partir dos jogos das Concordâncias e dos Contrastes que Elvira Leite cocriou com Manuela Malpique nos anos 1970.
“O Espaço Entre” — sessões abertas:
Mais informações sobre as sessões para grupos organizados podem ser consultadas no website www.galeriamunicipaldoporto.pt.