01/12/2022

O Programa de Incursão à Galeria (PING!), projeto educativo da Galeria Municipal do Porto, apresenta uma nova abordagem à prática artística, desta vez em formato áudio.


O PING! tem vindo a criar formas experimentais de partilha de conhecimento, tanto em espaços da própria Galeria, auditórios e nos jardins do Palácio de Cristal, como em escolas, salas de aula, galerias e estúdios de artista por toda a cidade.


Dividido em três eixos, o PING! é coordenado por Matilde Seabra e tem vindo a apresentar um programa de atividades multidisciplinar: “Gineceu+Estigma”, a partir da paisagem da botânica dos jardins; “Memória de Elefante”, sobre o legado da Primeira Exposição Colonial Portuguesa; e “Exodus”, excursões pela vizinhança urbana e artística da GMP.


Neste alinhamento, foi criado um projeto transversal que reúne jovens adultos entusiasmados pela atividade artística no Porto. Este grupo acompanha todas as atividades e é responsável pelos diferentes episódios do podcast, que vão ser lançados até ao final do ano.


O primeiro acompanha um percurso guiado por Pablo Berástegui (produtor cultural e diretor do projeto Salut au monde!), que deu a conhecer os projetos e espaços culturais do lado mais a norte do Bonfim, um bairro que se tem vindo a tornar lugar de residência e de trabalho para um número crescente de artistas.


Os registos e a paisagem sonora são criados por Mariana Sardon, artista visual, que tem vindo a desenvolver uma investigação na área do arquivo sonoro e visual, através de instalações e performance.


O primeiro podcast já pode ser ouvido no site da GMP

Ver também
Notícias