10/01/2023

“Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte” abre ao público no próximo dia 19 de janeiro, às 19h00. A entrada é gratuita.


No total são mais de 30 as obras que ocuparão os dois pisos da Galeria Municipal do Porto, naquela que será a primeira mostra de peças adquiridas pela Câmara do Porto para a Coleção Municipal de Arte, através do projeto Aquisições, projeto que procura valorizar o património artístico do Porto, documentando a memória da prática artística da cidade através da aquisição de novas obras.


Da pintura à escultura, passando pelo filme, vídeo, fotografia, instalação e performance, “Derivas e Criaturas” apresenta um conjunto diversificado de obras, refletindo as práticas artísticas do presente. O título do projeto expositivo subentende duas linhas às quais as peças poderão ser lidas e entrecruzadas: uma, mais relacionada com as tradições da representação paisagística, interessada em sítios e lugares; a outra, mais ligada a figuras e personagens, materializando o corpo a partir de telas, barro e tinta.



Nas palavras de Filipa Ramos, Diretora Artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora, “Derivas e Criaturas” significa “descobrir muitas histórias, cenários e ambientes. Algumas são reais, outras são mágicas, outras são abstratas. À sua maneira, todas elas falam de uma arte que, a partir de agora, nos pertence”.


A seleção esteve a cargo do comité da edição de 2022 do projeto Aquisições, composto por Andreia Magalhães, Margarida Mendes e Melissa Rodrigues, que avaliaram não só propostas diretamente submetidas por artistas e coletivos da cidade, mas também obras em contexto de galerias comerciais, durante o ano passado.



Nesta exposição estarão presentes peças de Alexandra Rafael, Ani Schulze, Ana Vidigal, Carla Cruz e Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Estefanía Landesmann, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal, Inês d'Orey, Inês Tartaruga Água, Isabel Carvalho, Jiôn Kiim, Joana Patrão, Joana Pimentel, José Loureiro, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Marlon de Azambuja, Mónica Baptista, Odair Monteiro, Pedro Proença, Pilar Mackenna, Rebecca Moradalizadeh, Rita Magalhães, Silêncio Coletivo, Tomás Abreu, Valter Ventura e Vera Matias.


A exposição poderá ser visitada até 19 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.


Do programa da inauguração faz parte ainda a performance ”Variações para Piões nº1”, de Inês Tartaruga Água, com interpretação Beatriz Bizarro, Rui Fonseca e Xavier Paes.


Este é um conjunto de exercícios que tem como ponto de partida o lançamento do pião, onde se explora a sonoridade de piões de cerâmica, cujas formas variadas resultam em ressonâncias de timbres e alturas distintas por efeito da rotação contínua do próprio objeto.


A apresentação está agendada para as 19h45 e a entrada é livre. 



Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias