06/05/2022

Durante o período em que a Galeria está encerrada para renovações, a fachada do local transforma-se num espaço de exposição, acolhendo quatro obras de arte ao longo do ano.


Chama-se “Encontros à Superfície” e é o mais recente projeto expositivo da Galeria Municipal do Porto, que leva ao exterior do edifício intervenções de quatro artistas da Ucrânia que, entre abril e dezembro de 2022 irão partilhar a sua realidade com a cidade através das imagens e impressões transmitidas em cada obra.


Este projeto contará com as contribuições das artistas Anna Zvyagintseva, Catherina Lisovenko, Alevtina Kakhidze e da dupla 12345678910 Studio (Yevhenii Obraztsov e Anastasiia Omelych).


Cada artista apresentará uma imagem que será exibida na fachada da Galeria durante seis semanas consecutivas.


Cada imagem será interpretada graficamente pela artista e designer Irina Pereira, um gesto que cria uma zona de encontro liminar, produzindo um espaço de partilha entre realidades e experiências distintas.


A primeira obra exibida é “the same hair, da artista Anna Zvyagintseva (1986, Dnipro, Ucrânia), que tem vindo a trabalhar temas como o corpo, explorando a fragilidade da vida através de momentos intangíveis fugidios.


Através da poética do gesto, esta é também uma oportunidade para a artista partilhar e refletir sobre o contexto atual do seu país. A obra poderá ser vista até ao final de junho.


Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias