01/04/2022

A Galeria Energia, o primeiro projeto da nova direção artística da Galeria Municipal do Porto, assumida no início deste ano por Filipa Ramos, consiste num programa regular de encontros públicos sobre arte, ciência, música e natureza. A primeira sessão será na próxima sexta-feira, dia 8 de abril, com a neurocientista Marta Moita, que irá falar sobre a sua investigação acerca do medo.

 

Concebendo a energia como uma entidade que nos une, move e constitui enquanto seres vivos, a Galeria Energia junta artistas, cientistas, escritores, músicos e poetas em espaços como bibliotecas e mercados, cinemas e estúdios de gravação, terrenos baldios e jardins românticos.


Com uma frequência bimensal, assume formatos diversos: concertos, conferências, passeios e workshops, cujas abordagens refletem e expandem a produção cultural do presente.


Abordará temáticas que vão da memória cultural a questões de identidade racial e de género, estimula diálogos transdisciplinares e dá a conhecer pesquisas artísticas enraizadas nas tradições medicinais e culinárias do Norte. 


A Galeria Energia terá um ciclo inicial de um ano, articulando-se em quatro linhas de ação: Concertos Comentados, onde artistas como João Pais Filipe, Invernomuto ou Nkisi partilham as suas influências e referências estéticas e musicais; Ciência é Arte, que convida cientistas a sair do laboratório e a dialogar com o campo da produção cultural, como a neurocientista Marta Moita ou a bióloga Patricia Saragüeta; Imaginários, onde será celebrada a importância dos imaginários para conceber o presente, desejar a mudança e inventar o futuro da sociedade, através de vozes do pensamento contemporâneo, como Teresa Castro e Saidiya Hartman; e Pastos e Pastos, com momentos de descoberta de caminhos entre a natureza e a cidade, guiados por artistas e botânicos interessados no diálogo entre a medicina, gastronomia e sustentabilidade, como é o caso do projeto A Recoletora.


O primeiro encontro será já na próxima sexta-feira, 8 de abril às 19h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com uma sessão Ciência é Arte.


A investigadora da Fundação Champalimaud, Marta Moita, estuda a raiz do medo nos animais, investigando como este contribui para a nossa sobrevivência.


Na sessão “A Ciência do Medo” lançará diversas questões: Como é disseminado o medo? Como funcionam os mecanismos de defesa perante uma situação de risco e qual a sua influência no comportamento animal? E como é que o contexto determina a reação dos organismos ao perigo?


Os encontros são gratuitos e requerem o levantamento do bilhete até 15 minutos antes do seu início no balcão da GMP, sendo possível efetuar uma reserva antecipada através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.


A programação completa da Galeria Energia, assim como a atividade da Galeria Municipal do Porto, pode ser consultada em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias