14/03/2023

Na próxima terça-feira, 21 de março, às 19h00, será lançado o programa da Galeria Municipal do Porto para o ano de 2023, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é livre até à lotação do espaço.

 

O programa tem assinatura de Filipa Ramos, atual diretora artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e a apresentação dará destaque aos projetos expositivos definidos para a reabertura do espaço localizado nos Jardins do Palácio de Cristal, mas também as propostas que ocuparão diferentes espaços da cidade.

 

O encontro contará ainda com um live set pelo coletivo portuense Favela Discos, na sequência do trabalho de investigação e criação musical desenvolvido durante o ano de 2022 na Fonoteca Municipal do Porto.

 

Intitulado “Mantra de Retalhos”, o projeto sonoro foi criado a partir do acervo da FMP que, para além da apresentação na terça-feira, resultará numa série de podcasts que serão lançados ao longo do ano.

 

No arranque desta nova programação o foco estará na exposição “Desejos Compulsivos: A Extração do Lítio e as Montanhas Rebeldes” que será inaugurado no dia 25 de março, com curadoria de Marina Otero Verzier.

 

O projeto expositivo aborda a problemática existente entre extrativismo e exaustão, produtividade e burnout, atravessando diferentes escalas e toma como ponto de partida os planos de extração de lítio em curso no Norte de Portugal e as lutas suportadas pelas comunidades locais, pelas suas vidas e direitos.

 

Desejos Compulsivos integra obras de um grupo extenso de artistas: Amável Antão, Anastasia Kubrak, Carlos Irijalba, Giuliana Rosso, Grupo de Investigação Territorial (Antonio del Giudice, Godofredo Enes Pereira, Jacob Bolton, Mingxin Li, Tiago Patatas), Heitor Cramez, Isidro Rodrigues, Jonas Staal & Radha D’Souza, Jonathan Uliel Saldanha, Lara Almarcegui, Leanne Wijnsma, Lithium Triangle Research Studio + Nicolas Jaar, Maarten Vanden Eynde & Edmond Musasa, Medios Libres con la Gira Zapatista, Naomi Rincón Gallardo, Natalia de la Rubia Kozlowska, Orlando Vieira Francisco, Povo de Covas do Barroso & Paulo Carneiro, Susana Caló, Susana Soares Pinto, Tanguy Pitavy, Tomás Saraceno & Aerocene Foundation.

 

Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias