21/04/2021

O Programa de Incursão à Galeria – ping! – é um novo projeto educativo da Galeria Municipal do Porto que apresentará workshops, debates, visitas, percursos interpretativos e sessões de cinema ao longo dos próximos meses.

 

O ping! pretende criar e manter uma relação de proximidade com o público escolar e não escolar através da mediação artística e partilha direta de ideias e conhecimento. O projeto irá apresentar iniciativas de acesso gratuito nos espaços expositivos da Galeria Municipal do Porto, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e nos Jardins do Palácio de Cristal, assim como em salas de aula e outros lugares de aprendizagem não convencionais.

 

Para o ano de 2021, o ping! apresenta um plano de atividades inseridas em três eixos temáticos. O primeiro, intitulado “Gineceu & Estigma”, trará novas perspetivas sobre o universo da botânica, com atividades concebidas por investigadores e artistas como Yayo Herrero, Uriel Orlow ou Carla Filipe. Esta secção será dividida em dois temas: “Ecopensamento”, que irá debater sobre novas possibilidades de interdependência entre natureza, sociedade e política, e “Especulações Botânicas”, que partilhará questões que têm sido levantadas por artistas sobre esta ciência que estuda as plantas.

 

A Primeira Exposição Colonial Portuguesa, de 1934, é o ponto de partida para o segundo eixo, “Um Elefante no Palácio de Cristal”, com curadoria de Alexandra Balona, Melissa Rodrigues e Nuno Coelho e a participação do coletivo de artistas InterStruct Collective. Aqui se refletirá sobre visões e rastos históricos, e suas implicações na contemporaneidade, através de três subtemas: “Ética do Olhar e da Representação”, “Colonialismo, Capitalismo e Religião” e “Encenação do Império Colonial”. Cada um terá sessões para o público em geral e para escolas, que incluem debates, sessões de cinema, workshops e percursos, orientados por convidados de diferentes disciplinas e áreas artísticas, como Bambi Ceuppens, Cristina Roldão, Dori Nigro e Gisela Casimiro, entre muitos outros.

 

O terceiro eixo do ping! chama-se “Exodus” e pretende realizar um reconhecimento do tecido artístico da cidade, através de visitas guiadas a galerias, espaços de exposição e estúdios, conduzidas por artistas, investigadores e curadores, como Vera Carmo, Maura Marvão ou Fátima Lambert.

 

O ping! propõe ainda duas iniciativas transversais, desenhadas especificamente para a comunidade escolar. As “Visitas-Pavão”, dirigidas a alunos desde o ensino pré-escolar até ao 3.º ciclo, irá promover novas possibilidades de interação com a paisagem, a arte e os artistas. E os “Embaixadores ping!”, pensado para integrar jovens adultos a frequentar o ensino secundário ou superior, construirá uma plataforma de encontro e reflexão sobre a contemporaneidade.

 

O programa teve a sua primeira sessão a 29 de abril, com uma conferência de Michael Marder e moderação de Mariana Pestana, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Michael Marder, que tem focado o seu trabalho de investigação nas áreas de filosofia ambiental e pensamento ecológico, teoria política e fenomenologia, fez uma apresentação com o título “Que tipo de crianças somos nós? Um caso para o cultivo vegetal da humanidade”, e apresentará diferentes linhas de ação para melhorarmos o relacionamento com o mundo vegetal.

 

Todas as informações sobre o ping! e as suas atividades podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.

Ver também
Notícias