27/03/2023

“Sala de Fumo”, de Tiago Madaleno, inaugura no sábado, 1 de abril, às 18h00. A exposição fica patente no Gabinete de Desenho (Museu Guerra Junqueiro) até 30 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

 

Num exercício narrativo em torno do artista alemão Kurt Schwitters (1887-1948), a exposição explora o desejo de evasão e de liberdade através de jogos de ocultação.

 

O projeto expositivo do artista portuense parte de episódios passados no exílio de Kurt Schwitters durante a Segunda Guerra Mundial, primeiro na Noruega, onde pintou paisagens que vendia aos turistas, depois em Inglaterra, no Hutchinson Camp (Isle of Man), onde se refugiou na memória dessas paisagens norueguesas perdidas.

 

Numa instalação pensada especificamente para o Gabinete de Desenho, a imagem e o texto tentam escapar ao leitor por meio de postais que propõem a reconstrução de uma Noruega idealizada e metamorfoseada.

 

Os gestos do artista aparecem como gestos do personagem desta narrativa, convocando múltiplos meios, como o desenho, o som ou a escrita.

 

A exposição vai extravasar as paredes do Museu Guerra Junqueiro, na correspondência encenada através de uma edição de autor, a enviar para uma lista de mais de 300 artistas e críticos, pelo mundo inteiro.

 

Tiago Madaleno nasceu em 1992, em Vila Nova de Gaia, e vive e trabalha em Porto. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluindo o Mestrado em Pintura (2014-2016) com o projeto “Clepsidra – Imagem, documento e ação”. Na sua prática artística explora uma abordagem transdisciplinar, em que as imagens navegam entre diferentes meios, como estratégia para desenvolver narrativas e pensar sobre performance.

Ver também
Notícias