31/01/2023

Durante três dias, a Porto International Cup vai reunir na cidade largas dezenas de atletas de formação. 


Depois da estreia em 2022, a Porto International Cup tem a sua segunda edição marcada para os dias 6, 7 e 8 de abril. O torneio, organizado pela O-Sports com o apoio da Ágora, vai juntar no Parque Desportivo de Ramalde jovens futebolistas nascidos entre 2004 e 2013, em representação de equipas portuguesas e estrangeiras. 


Entre os 12 inscritos até ao momento encontram-se clubes de várias latitudes. A jogar em casa estão a Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira e o Futebol Clube do Porto. De outras zonas de Portugal chegam a Fundação Pauleta (Ponta Delgada), o Gil Vicente Futebol Clube (Barcelos), o GDRC "Os Sandinenses" e o Vitória Sport Clube (ambos de Guimarães) e o Sport Clube Valenciano (Valença). E, do estrangeiro, juntam-se a Association Sportive de Truitier (Haiti), o Montrouge Footballa Club 92 (França), o Talentprojekt (Alemanha), o TRAC Covered Bridge (Estados Unidos da América) e o Voetbalvereniging Spijkenisse (Países Baixos). 



No setor masculino, a prova divide-se pelos escalões de Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19, enquanto do lado feminino terá apenas competição nas duas últimas faixas etárias. A 6 de abril (quinta-feira) disputam-se os jogos das fases de grupo de cada categoria, no dia 7 (sexta-feira) as eliminatórias e a 8 (sábado) as finais. O público pode assistir gratuitamente a todas as partidas. 



Em paralelo ao torneio, decorre ainda o Porto Football Youth Summit, um seminário que espera juntar cerca de 500 participantes, entre treinadores, diretores desportivos, atletas, adeptos, profissionais de saúde, representantes de instituições, empresas e outros agentes com interesse em metodologias associadas ao futebol de formação. 



Texto: Francisco Ferreira

Fotos: Porto International Cup

Ver também
Notícias