Esta semana arranca mais um mês de programação na Fonoteca Municipal do Porto (FMP). Todas as quartas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00, o espaço dedica uma hora à escuta de músicas relacionadas com um tema, nas chamadas sessões de “Hora de Ponta”. Já uma vez por mês, o espaço abre as portas ao sábado de manhã para uma sessão de “Escuta Ativa” em torno de um disco escolhido por um convidado.
A primeira “Hora de Ponta” acontece já nesta quarta-feira, dia 4, e tem como tema “Robôs”, um dos grandes símbolos da inovação tecnológica, ainda hoje sinónimo não só de grandes teses e debates, mas também de diferentes músicas.
Na semana seguinte, a 11 de fevereiro, a proposta recai numa viagem no tempo, até ao ano de 1976, através da escuta de uma seleção musical do que aconteceu há 50 anos. No dia 18, a viagem é feita entre as serras de Portugal, em busca de vestígios da música dos pontos mais altos de Portugal, numa oportunidade para conhecer melhor a música das zonas mais isoladas do país, bem como diferentes homenagens à tranquilidade que as caracteriza.

Finalmente, na última quarta-feira do mês, o público é convidado a recordar um estilo musical que hoje se considera defunto, mas que conseguiu deixar uma imensidão de registos que não deixam mentir sobre a sua importância na história da música – o Easy Listening.

Já no dia 21 de fevereiro, a FMP convida o arqueólogo, historiador e divulgador de história e património, Joel Cleto, a partilhar com o público a escuta de um disco à sua escolha, entre os milhares de registos da sua coleção.
A sessão acontece às 11h00 e à semelhança de todas as atividades do espaço a entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço.
Mais informações em https://fonoteca.cm-porto.pt/.