08/06/2021

Em estreia no Porto, o projeto “Para Vós – um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias”, de Cláudia Andrade, chega nos dias 11 e 12 de junho à Associação Nun’Álvares de Campanhã, para apresentação do trabalho levado a cabo em residência com um grupo de sete mulheres da freguesia. No domingo, 13 de junho, o tradicional Teatro Dom Roberto ocupa Miragaia numa proposta para toda a família.

 

O projeto “Para Vós” nasce de um conjunto de perguntas, assumindo-se como uma história do tempo, a história das avós de Cláudia Andrade e de outras vozes que se juntam ao projeto com o objetivo de resgatar memórias.


“De que forma é que a nossa relação com o passado molda o que somos no presente? E como molda os mais velhos, aqueles que se lembram dos tempos que o tempo insiste em enterrar e das histórias que já mais ninguém conta? E essas histórias, correspondem ao que realmente aconteceu, ou apenas àquilo que é cómodo lembrar?”. São estas as perguntas que servem como premissa para a abordagem artística deste espetáculo, em estreia no Cultura em Expansão.


Na interpretação de “Para vós” em Campanhã, Cláudia Andrade – que assume igualmente a criação e direção artística do espetáculo – será acompanhada em cena por Amélia Couto, Fátima Moura, Julieta Teixeira, Maria do Céu Vinha, Maria Isaura, Maria João Cabral e Rosa Cavalheiro.


A peça será apresentada nas noites de sexta-feira e sábado, às 21h00, na Associação Nun’Álvares de Campanhã.

 


Dom Roberto para toda a família


Já no domingo, 13 de junho, o Cultura em Expansão chega ao Largo da Fonte da Colher, em Miragaia, para uma manhã dedicada a uma das tradições mais antigas das artes cénicas, o Teatro Dom Roberto. Pelas mãos de José Gil, da companhia S.A. Marionetas, serão apresentados três peças do repertório tradicional: “O Barbeiro” e “A Tourada”, recriadas a partir do testemunho de António Dias, um dos últimos bonecreiros populares portugueses, e ainda “O Castelo dos Fantasmas”, mais recentemente recuperado para o reportório do marionetista.


O espetáculo tem início às 11h00 e, à semelhança da peça “Para vós”, tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes (máximo dois por pessoa) no local, a partir de duas horas antes do início.

 

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultadas no seu website.

Ver também
Notícias