“Porto”, a primeira longa-metragem de distribuição internacional rodada na cidade com o apoio da autarquia, estreou recentemente na plataforma de filmes e séries HBO. A fita, realizada pelo brasileiro Gabe Klinger e produzida pelo português Rodrigo Areias, conta a história de dois estrangeiros que tem uma relação breve, mas intensa, na Cidade Invicta.
Rodado em 2016, o filme foi exibido comercialmente em 25 países, tendo estreado nas salas de cinema portuguesa em fevereiro de 2017. A comparticipação financeira da Câmara do Porto foi de 75 mil euros, uma pequena parte do investimento total na produção da obra cinematográfica, que ascendeu "a milhões de euros", segundo Rodrigo Areias.
O filme foi gravado em película de 35 milímetros, "porque o digital não capta tão bem a luz do Porto", segundo afirmou o realizador na cerimónia de estreia no Porto, assumindo inspiração em Manoel de Oliveira.
O elenco, que inclui alguns atores portugueses (como o portuense Paulo Calatré), conta nos principais papeis a francesa Lucie Lucas e o norte-americano, Anton Yelchin, falecido num acidente poucas semanas depois das rodagens.
"Porto" obteve um total de 17 nomeações para prémios em festivais de cinema internacionais, arrecadando galardões na Argentina, na Bélgica e em Portugal. Pode agora ser visto na plataforma HBO, sujeita a subscrição.