08/11/2022

Organizado pela Galeria Municipal do Porto em colaboração com o programa General Ecology da Serpentine Galleries, The Shape of a Circle in the Dream of a Fish decorre na Galeria da Biodiversidade, no Porto, nos próximos dias 26 e 27 de novembro. A entrada é gratuita.


Durante dois dias, propõe-se a explorar o papel dos sonhos na nossa vida, com um programa que inclui conversas, debates, performances e concertos. Pensando os sonhos como visões concretas, como experiências que acontecem durante o sono e como zonas de fronteira, nas quais a reflexão consciente e o irracional coexistem, o festival congrega artistas, historiadores, cientistas e figuras da arquitetura e música de diferentes partes do mundo, a fim de partilharem os seus conhecimentos e histórias, celebrando o cruzamento entre ciência, magia e espiritualidade.


A decorrer pela primeira vez fora de Londres, o evento marca a quinta iniciativa do projeto The Shape of a Circle in the Mind of a Fish e conta com a curadoria de Lucia Pietroiusti (Assessora de Ecologia Geral na Serpentine) e Filipa Ramos (Diretora Artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M).



Nas palavras de ambas, o festival procura “desfazer as presunções que temos acerca da centralidade e exceção dos seres humanos”, questionando “em que baseamos a noção de que a floresta não ama, não pensa ou não canta, senão no facto de, obstinadamente, definirmos o amor, o pensamento ou o canto à nossa imagem?”.


Com The Shape of a Circle in the Dream of a Fish, pretendem “entrar no reino dos sonhos, na senda de uma continuidade entre ciência, conhecimento ancestral, magia e espiritualidade, especulando, imaginando e debatendo a interdependência, a profunda e ancestral relação que une sistemas de descoberta, compreensão e cura do corpo e da mente, através dos tempos, passados e futuros.”


Descobrir os contos hipnagógicos do artista e músico Nahum Mantra, a apresentação do filósofo Federico Campagna sobre como Tecnologia e Magia são formas de realidade ou a importância da consciência que os peixes têm de si mesmos com o ecologista comportamental Alex Jordan, do Instituto Max Planck, são algumas das propostas da programação multidisciplinar previstas para o fim de semana.



Entre os participantes incluem-se ainda Yussef Agbo-Ola, arquiteto fundador do estúdio multidisciplinar de design Olaniyi; Nicola S. Clayton, psicóloga e professora de Cognição Comparativa na Cambridge University; Onome Ekeh, escritor e designer de Ficções Especulativas; Cru Encarnação, artista e performer; Rosalind Fowler, realizadora; Sophie Lunn-Rockliffe, historiadora da Universidade de Cambridge especializada na figura do diabo; Hatis Noit, performer vocal; Giles Round, artista; e Rain Wu, artista e arquiteta.


O programa detalhado de The Shape of a Circle in the Dream of a Fish pode ser consultado em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

 

Sobre o festival


The Shape of a Circle in the Mind of a Fish é um festival e projeto de investigação sobre consciência nas variadas formas vivas. Organizado pela Serpentine Galleries, no âmbito do programa General Ecology, em Londres, este projeto de longo curso pretende explorar, multidisciplinarmente, com artistas, cientistas, músicos e teóricos, abordagens às alterações climáticas, ambiente, extinção e pós-humanismo.


O nome do festival parte conceptualmente do facto de o peixe-balão, no acasalamento, desenhar círculos ornamentais no fundo arenoso do mar, criando não só uma possível imagem para nós humanos, olhando de cima, mas também movimento, uma quase dança deste peixe. Daí parte-se para uma reflexão sobre comunicação, criatividade e inteligência nas diversas formas vivas, com vista a um profundo entendimento ecológico na vida quotidiana.



Edições anteriores de The Shape of a Circle in the Mind of a Fish abordaram temas como consciência animal, humana e artificial, linguagem e comunicação entre espécies (#1, Londres Zoological Society, maio 2018); diversidade interior, organismos coletivos, simbiose e entrosamento (#2, Ambika P3, Universidade de Westminster, dezembro 2018); senciência, inteligência e comunicação das plantas com o mundo vegetal e formas de erotismo, misticismo e cura (#3 Cinema Lumière, French Institute e EartH Hackney, abril/maio 2019); e a fervilhante e intrincada vida do chão, terra, solo e Terra (#4, online, no site especialmente criado para o efeito - themind.fish -, pelo artista Giles Round, dezembro 2020).


Texto: Galeria Municipal do Porto

Fotos: Direitos Reservados

Galeria
Item 1 de 2
Ver também
Notícias