07/09/2022

O festival que destaca a cultura cinematográfica do centro e leste europeu regressa com nova edição, a 21 a 25 de setembro. Destaque na programação para o foco dedicado à filmografia de Montenegro e a uma homenagem especial à Ucrânia, num cartaz que se expande pelo Cinema Trindade, Passos Manuel, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita. 


A quinta edição do BEAST – International Film Festival continua a ter os objetivos habituais: “evidenciar os novos trabalhos e os talentos europeus, com os olhos postos nas preocupações sociais contemporâneas”.



Num ano em que o Leste tem ocupado grande parte do espaço mediático, e não pelas melhores razões, o festival presta homenagem à Ucrânia. No segmento “Highlight Ukraine” serão apresentados trabalhos de seis cineastas ucranianos, uma seleção de filmes do Kyiv International Short Film Festival e a longa-metragem “Stop Zemlia”, da cineasta Kateryna Gornosta, premiada no Festival de Berlim do ano passado.


Organizado pela associação cultural OKNA, com o apoio a da Câmara do Porto, a edição deste ano do festival dedica um foco a Montenegro, com a apresentação de 18 obras de realizadores deste país de Leste. Com uma seleção dividida em quatro secções, esta é uma oportunidade de conhecer a produção cinematográfica deste país, com destaque para o filme de abertura do festival, “A Elegia de Laurel”, de Dusan Kasalica. Este foco surge em parceria com o Montenegrin Film Center e com o Montenegrin Cinematheque.



A competição oficial do festival apresenta uma seleção de 28 filmes oriundos de 13 países, com obras de ficção na secção “East Wave”, de documentário na “East Doc”, e experimentais no segmento “Experimentaleast”, contribuindo, desta forma, para a divulgação da cultura cinematográfica da Europa Central e de Leste.



O programa é complementado ainda com masterclasses, exposições, conversas, workshops e festas. O cartaz em detalhe pode ser consultado em https://beastfilm.pt/.


Texto: José Reis

Fotos: BEAST IFF

Ver também
Notícias