24/05/2024

Fundado em 1934, o Futebol Clube da Foz assinalou, esta quarta-feira, nove décadas de história, perseverança e conquistas.  

 

O jantar comemorativo, que decorreu na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, contou com a presença da vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo. 

 

 

Para a vereadora, “ao longo de 90 anos, o Foz é o exemplo de um clube que soube superar desafios e celebrar conquistas. A dedicação dos treinadores, jogadores, dirigentes, atletas e simpatizantes, tem sido fundamental para manter vivo o Futebol Clube da Foz. Uma instituição que continua a ser uma referência no desporto e na cidade do Porto”.

 

 

O município tem apoiado o clube de diferentes formas. Desde 2022 que o Campo da Ervilha tem um relvado sintético, certificado pela FIFA. Uma obra da empresa municipal GO Porto e que representou um investimento de 107 mil euros por parte da autarquia.  

 

Na sequência dos apoios do Município, o clube inaugurou, esta semana, o novo campo de futebol de sete, onde podem jogar e treinar as camadas mais jovens. 

 

 

O presidente do Futebol Clube da Foz, Eduardo Avides Moreira, afirma que o clube continua a ambicionar a construção de um novo estádio, que permita aos seniores jogarem em casa. Atualmente, jogam no Campo do Parque Desportivo de Ramalde / Inatel.  

 

A concretização deste sonho está cada vez mais perto. A construção do novo complexo desportivo conta com o apoio da autarquia. Já foi aprovada por unanimidade, em Assembleia Municipal, a proposta de aquisição de um terreno que permitirá dotar o Futebol Clube da Foz de um campo com as medidas regulamentares.  

 

 

Aos 90 anos, o FC Foz continua vivo e de boa saúde. No futuro próximo, o objetivo do clube é apostar no futebol feminino e em breve vai implementar um plano de Inovação e Empreendedorismo Social destinado a pessoas com deficiência física (o projeto “Jogamos Todos”).  

 

Texto: Rute Fonseca

Fotos: Nuno Miguel Coelho

Ver também
Notícias