16/09/2021

O realizador sueco é o nome em destaque nesta edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, que apresenta uma retrospetiva das suas obras e orienta uma masterclass. De terça-feira a sábado, destaque ainda para um cine-concerto de Rui Reininho e várias performances de artistas nacionais e internacionais.


É no último dia do Family Film Project, a 16 de outubro, que serão apresentados alguns dos filmes do início da carreira do realizador de “O Quadrado”, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2017. “Family Again” (2002), “Autobiographical Scene Number 6882” (2005), “Incident by a Bank” (2010), “The Guitar Mongoloid” (2004) e “Involuntary” (2008) serão exibidos no Cinema Trindade.



Segundo destaca a organização em comunicado, são “obras que abordam, de forma inconfundível, as relações familiares e a peripécia humana, combinando realismo sensível com formalismo irónico”. Antes disso, às 14:30, o realizador dará uma ‘masterclass’ no cinema Passos Manuel.



Nota para a realizadora Carol Nguyen que orientará uma masterclass centrada no filme No Crying at the Dinner Table e a conversa com a realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos em torno dos filmes Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso e A Metamorfose dos Pássaros, o festival completa a programação dedicada à reflexão sobre percursos e obras relevantes no tratamento da temática do festival.


No âmbito das performances, para além do habitual ciclo Private Collection, retomamos também o formato dos filmes-concerto que marcaram as primeiras edições. Para o ciclo de performances contamos com as propostas de António Olaio, Flora Détraz e Jorge Gonçalves.



filme-concerto fica a cargo de Rui Reininho e da sua formação experimental, com a qual dá nova vida a um filme de ciência-fantástica realizado por rapazes nova-iorquinos nos anos 60. Este filme-concerto dá também continuidade à colaboração que o Family Film Project mantém, desde a sua primeira edição, com a Home Movies de Bolonha, colaboração que, nesta edição, se completa com a conferência O Gesto das Mulheres – Vida e Obra em Filmes Caseiros Italianos, por Giulia Simi, seguido da projeção do filme de arquivo Memoryscapes - Il Gesto delle Donne, sobre as mulheres e o trabalho. 



Destaca-se também a parceria com a MICE – Mostra Internacional de Cinema Etnográfico (Galiza) –, que conta este ano com uma extensão na programação do Family Film Project, propondo uma seleção de filmes afins ao panorama temático de ambos os festivais parceiros, em sessões especiais (não competitivas) apresentadas por Ana Estévez Lavandeira, diretora da MICE.


As crianças e jovens continuam também a contar com os tradicionais workshops que, este ano, são dirigidos por Tânia Dinis, cineasta e artista que tem estado presente de diversas formas no festival. 


Esta é uma iniciativa do Balleteatro, em coprodução com a Câmara Municipal do Porto. Toda a informação da programação do festival pode ser consultada em https://familyfilmproject.com/pt/.

Ver também
Notícias