10/12/2025

Após a inauguração da exposição “Fluxo”, o diretor Rui Oliveira Lopes conduzirá este sábado, 13 de dezembro, às 11h00, uma visita orientada intitulada “À conversa com os objetos”. O também curador desta exposição irá conduzir os visitantes pelos mais de 120 objetos, provenientes, maioritariamente, da Coleção Távora Sequeira Pinto, em depósito no Museu das Convergências, complementada por empréstimos de várias instituições e de cinco comunidades religiosas da cidade do Porto.

 

A exposição evidencia como os objetos circulam entre contextos, adquirem novos significados e testemunham encontros culturais, revelando trajetórias individuais e coletivas que ligam mobilidades humanas, trocas materiais e relações simbólicas. Utensílios domésticos, fragmentos arqueológicos e obras de arte, organizam-se em seis núcleos temáticos que rompem a linearidade do tempo.

 

"Objetos de passagem" reúne peças associadas a rituais funerários de várias épocas e geografias; "Lugares consagrados" apresenta objetos concebidos para delimitar ou transformar o espaço; n’ "O sagrado, o espiritual e o religioso" revelam-se objetos centrais nos rituais e na construção de universos simbólicos de diversas comunidades religiosas.

 

 

"Objetos de poder e esplendor" aborda a utilização de objetos e obras de arte na afirmação de poder secular e religioso e na construção de estatuto social. Já "Imaginários do lugar" explora a presença da viagem, do território e da distância na formação de discursos e identidades. O percurso expositivo encerra com "Olhares cruzados", que reúne obras e documentação gráfica sobre diferentes formas de representar o "outro", da mobilidade e dos encontros ente culturas.

 

A visita, que decorre a partir das 11h00 de sábado, 13 de dezembro, tem entrada livre e as inscrições podem ser feitas através das redes sociais do Museu das Convergências.

 

Fotos: Renato Cruz Santos

Ver também
Notícias