09/06/2022

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, volta a instalar um recinto na Praia Internacional para acolher provas de diferentes modalidades desportivas até agosto. 


Como tem ocorrido nos últimos anos, a temporada desportiva de verão no Porto faz-se com os pés bem assentes na areia. O Estádio de Praia está já instalado no local habitual, junto ao Edifício Transparente, a postos para receber nos dias 10 e 11 de junho o seu primeiro evento: o Beach Korfball Portugal Open


Para quem não sabe, o corfebol é uma espécie de fusão entre o andebol e o basquetebol, jogado com uma bola de futebol. Muito popular em países como Holanda e Bélgica, diz-se que tem uma curiosa particularidade: ser o único desporto no mundo obrigatoriamente praticado por equipas mistas


Cada formação, composta por quatro atletas femininas e quatro masculinos, tem o objetivo de invadir o campo adversário para tentar colocar o esférico num cesto a 3,5 metros de altura. Sem driblar, deslocar-se com a bola ou tirá-la das mãos dos oponentes, os jogadores só podem tentar encestar em posições específicas (saber mais). 



Este fim de semana é assim uma boa oportunidade para quem quiser descobrir a versão em areia desta modalidade (e também para quem já a pratica ou é fã, claro). Sexta-feira e sábado, desde as 14h30 até ao fim da tarde, a Praia Internacional do Porto vai receber jogos da primeira e da segunda divisões do Campeonato de Corfebol de Praia, envolvendo um total de 11 equipas e cerca de 200 jogadores. 


Em paralelo, vão decorrer também partidas do Campeonato de Corfebol Adaptado de Praia e ainda uma ação de formação escolar, com centenas de alunos de escolas básicas e secundárias do município que vão conhecer e experimentar esta disciplina. 


O Beach Korfball Portugal Open é organizado pela Federação Portuguesa de Corfebol (FPC) com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Câmara do Porto (através da empresa municipal Ágora). O público tem acesso gratuito às bancadas e pode também acompanhar algumas partidas por streaming no canal de Youtube da FPC



Ainda em junho, no fim de semana de 23 a 25, será a vez do rugby passar pelo Estádio de Praia. Para julho e agosto estão previstas competições de modalidades como voleibol, futebol, andebol ou futevólei. 


Texto: Francisco Ferreira

Fotos: DR | Ágora

Ver também
Notícias