21/06/2022

No próximo sábado, 25 de junho, às 11h, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) dá início à Escuta Ativa, um programa de sessões mensais e gratuitas para as quais desafiará personalidades de diversas áreas da vida cultural do país a partilhar as suas memórias e histórias musicais inspiradas na coleção de discos de vinil da Fonoteca.


O primeiro convidado desta iniciativa será o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. A sua seleção musical será um diálogo entre duas versões da suite “Pictures at an Exhibition” do compositor Modest Mussorgsky – a orquestração de Maurice Ravel interpretada pela Filarmónica de Berlim dirigida pela Herbert von Karajan e a interpretação homónima de 1971 do grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer.


Com a Escuta Ativa a Fonoteca Municipal proporciona uma experiência coletiva de partilha e descoberta musical através do gosto e dos interesses de figuras importantes da nossa sociedade, dando também a conhecer o seu vasto acervo de discos.


Entre as presenças já confirmadas para as próximas sessões contam-se a realizadora Cláudia Varejão e a jornalista Anabela Mota Ribeiro.



Aberta desde 2020, a Fonoteca Municipal do Porto, situada em Campanhã, é o espaço que reúne a coleção de discos de vinil da cidade, disponível para escuta livre e gratuita. No total são cerca de 35 mil discos prontos para serem ouvidos num local expressamente criado para a apreciação musical, com vários pontos de escuta.


Compostas por uma enorme mostra de grande parte da produção discográfica em Portugal, as estantes da Fonoteca Municipal do Porto reúnem música nacional e internacional, poesia e até discursos políticos, de 1950 à atualidade.

Ver também
Notícias