Esta terça-feira de manhã, nem a chuva afastou os alunos da EB 2/3 da Areosa, que puderam regressar ao campo exterior e dar uso à bola de andebol. Catarina Araújo, vereadora do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal do Porto, e Fernando Paulo, vereador da Educação, entregaram à direção da escola as chaves do renovado polidesportivo exterior.
O município do Porto realizou obras de requalificação e beneficiação dos polidesportivos existentes em seis escolas, equipamentos que se encontravam muito degradados e sem condições de segurança. Esta obra representa um investimento superior a 765 mil euros.
Na EB2/3 da Areosa foi construído um novo piso em resina acrílica, para campo de andebol e futsal; dois campos de basquetebol, com colocação de tabelas; balizas de andebol e futsal, vedação em rede em todo campo e respetivos portões de acesso.
Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara do Porto e presidente do conselho de administração da Ágora, sublinhou que “milhares de alunos vão beneficiar da requalificação dos polidesportivos. Através deste investimento, a cidade do Porto está a criar as condições necessárias para que todos possam usufruir de infraestruturas adequadas à prática desportiva. Não basta dizer que se quer promover o exercício físico e o desporto, é preciso criar as condições necessárias. Hoje damos mais um passo na concretização deste objetivo. Ao disponibilizarmos estes espaços, também criamos uma alternativa para os jovens ocuparem o tempo livre, o que contribui para o bem-estar e o desenvolvimento”.
A requalificação dos polidesportivos dirige-se, em primeiro lugar, à comunidade escolar. Mas, Catarina Araújo, sublinha que “no horário pós-letivo estes espaços serão abertos à comunidade e aos clubes e associações da cidade, em articulação com a Ágora no âmbito do regulamento da Rede Municipal de Instalações Desportivas. Mais uma medida que vai ao encontro do que tem sido a política do município de fomentar e promover o desporto informal”.
Para Fernando Paulo, vereador da Educação, “a requalificação dos equipamentos desportivos das escolas da rede pública da cidade representa um investimento essencial para garantir aos nossos alunos espaços seguros. Com estruturas adequadas - como este polidesportivo do qual beneficiarão cerca de 400 alunos – criamos as melhores condições para o desenvolvimento físico, social e educativo, fomentando a prática de desporto e o espírito de equipa entre os jovens. Esta obra atesta o compromisso da Câmara Municipal do Porto com o bem-estar e a formação integral dos nossos estudantes, criando ambientes que apoiam o seu crescimento saudável.”
Além da EB 2/3 da Areosa, foram alvo de obras de requalificação os polidesportivos exteriores da Escola Secundária António Nobre, a EB 2/3 Leonardo Coimbra, a EB 2/3 Manoel Oliveira, a EB 2/3 do Viso e a EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha. Todas beneficiaram de novos pisos, novos campos de jogos (futebol, andebol, futsal e basquetebol), novas vedações em rede e respetivos portões de acesso.
“Está excelente, este campo estava mesmo a precisar de uma remodelação”
Assim que abriram as portas do renovado polidesportivo da EB 2/3 da Areosa, cerca de 20 alunos começaram a jogar andebol.
Dinis Novais não hesita: “está excelente, este campo estava mesmo a precisar de uma remodelação. Proporciona-nos melhores condições para praticarmos desporto, até temos mais vontade”.
Guilherme Mota diz que “as balizas tinham as redes rasgadas. O chão era muito mau, porque se caíssemos magoávamo-nos logo. Agora está espetacular”.
A cor do novo piso encanta Ewa Costa, “o chão azul, mais liso, está muito melhor, não escorrega. O anterior tinha muitas pedrinhas, muitas vezes caíamos. Assim até dá mais vontade de estar aqui”.
Preciosa Teixeira, adjunta da direção do agrupamento de Escolas António Nobre, afirma que “o que acho mais importante é a segurança que este novo campo oferece. O piso é muito melhor e a cor é muito bonita. Estes são fatores externos que ajudam a promover o desporto junto dos nossos alunos”.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Nuno Miguel Coelho