16/11/2021

O projeto "Os novos babilónios: Atravessar a fronteira", de Pedro G. Romero, termina o seu período de exposição no próximo domingo, 21 de novembro, e a Galeria Municipal do Porto (GMP) apresentará um programa público de encerramento com diversas atividades.


Às 16 horas, Yinka Esi Graves apresentará a performance “The Disappearing Act”, que surge através de um convite do artista e curador Pedro G. Romero à “bailaora” afrodescendente.


A peça integra um projeto em curso – em colaboração audiovisual com o realizador Miguel Ángel Rosales – e resulta da residência que a artista realizou em setembro, nos jardins do Palácio de Cristal, tendo por base a Primeira Exposição Colonial Portuguesa.



À performance seguir-se-á uma projeção de filmes que compõem o projeto “The Disappearing Act” e uma conversa com a artista no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret.


No mesmo dia, às 21 horas, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, será também exibido o filme "Nueve Sevillas", de Pedro G. Romero e Gonzalo García Pelayo, que apresenta um retrato do novo flamenco, em Sevilha, através de nove protagonistas.


A sessão resulta de uma colaboração entre a GMP e o festival de cinema Porto/Post/Doc, integrando a Competição Transmission, e contará com a presença de Pedro G. Romero e Guilherme Blanc, diretor artístico do Batalha Centro de Cinema.



As atividades no espaço da GMP e no Auditório da BMAG são gratuitas, sendo necessário o levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento.


Aconselha-se a reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.


Até 21 de novembro, além de "Os novos babilónios: Atravessar a fronteira" também é possível visitar a exposição "Pandemic - I don't know Karate but I know Ka-Razor!", de Filipe Marques e curadoria de Isabeli Santiago e Juan Luis Toboso, das 10 às 18 horas.



Ver também
Notícias