“Se puderes ouvir, escuta.” A Agenda Porto apropriou-se da frase do escritor José Saramago e orientou-a para o sentido da audição porque, à boleia do Dia Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro, quis ir ao encontro de novos projetos musicais que nasceram na cidade do Porto já no pós-pandemia e que se querem fazer ouvir: Nunca Mates o Mandarim, Marquise, Joana Raquel e Black Lavender + FOQUE.
A Agenda Porto foi, também, até à Matéria Prima, uma das lojas de discos mais antigas da cidade, para conversar com Carlos Milhazes, um melómano inveterado.
Outubro é o mês do fimp - Festival Internacional de Marionetas do Porto, que celebra 35 anos, e promete “uma programação desafiante” já a partir do dia 11. Para ler na Agenda Porto há uma entrevista com o diretor artístico Igor Gandra.
O convidado desta edição da rubrica Conjugar o Porto é conhecido por ser um bom ouvinte. Dr. Love é a personagem criada, durante o confinamento, por Peter Castro que, através das redes sociais, começou a dar conselhos amorosos e hoje é seguido por milhares.
No Código Postal, destaque para o Clube Fenianos Portuenses, uma instituição que nasceu porque “se achou que a cultura era um instrumento fundamental à promoção da cidadania e à promoção da igualdade”. O letrista e escritor Carlos Tê é o convidado de Quem conta o Porto acrescenta um ponto (em agenda.porto.pt). O autor de letras de canções que fazem parte do imaginário coletivo português esteve à conversa com a Agenda Porto sobre letras, poemas e música.
Para a rubrica Portografia, a Agenda Porto visitou a Fonoteca Municipal do Porto e desafiou o arquivista Armando Sousa a selecionar um álbum que refletisse o espírito da cidade. Descubra qual.
Estes e mais conteúdos para ler na edição de outubro, disponível em mais de uma centena de pontos físicos espalhados pela cidade, em agenda.porto.pt e na app.
Texto: Gina Macedo
Fotos: Ricardo Alves