09/09/2021

A oitava edição do festival de cinema documental da cidade do Porto terá como foco a discussão em torno das urgências sociais e climáticas, adensadas pela pandemia. O festival tem lugar de 20 a 30 de novembro em vários espaços da cidade, como o Teatro Rivoli e o Coliseu Porto Ageas.

 

O festival mantém a estrutura competitiva e programática dos últimos anos, integrando obras nacionais e internacionais de produção recente, documentários musicais, programas especiais com curadoria de realizadores próximos do seu universo e programas temáticos.


Compilando curtas e longas-metragens, o programa central traz para a mesa de debate questões climáticas, sociais, políticas e ideológicas, um ano depois de uma pandemia de dimensão global ter impulsionado a reflexão sobre estas dimensões.


Este será também o tema do Fórum do Real, que integrará três painéis dedicados aos temas: “A Terra”, com moderação da jornalista Raquel Ribeiro; “A Comunidade”, com moderação do jornalista Abel Coentrão; e “A Liberdade”, com moderação do jornalista Ricardo Alexandre.

 

Ideia comum

Inspirado no livro homónimo de Ailton Krenak, o programa “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” inspira-se na vontade do ativista e pensador indígena para encontrar um paradigma inclusivo e promover uma ação conjunta e informada de conhecimento e humanismo.


Do rol de filmes a serem apresentados, há uma ideia comum que norteia toda a produção selecionada, e que pode ser vista em várias propostas ao longo das duas semanas do festival.


Começando na missão hercúlea de devolver dignidade a toda uma cultura ostracizada pelas multinacionais, fixada em “White Cube”, de Renzo Martens, e culminando no conhecimento produzido, hoje, pela ciência e tecnologia de “Who We Were”, de Marc Bauders.


 

Mais propostas em exibição

Espaço ainda para se repensar novas urbanidades e formatos de vivência comunitária, como em “Demain”, de Cyril Dion e Melanie Laurent, e “Nuestra voz de tierra, memoria y futuro”, de Marta Rodríguez e Jorge Silva, assim como a relação, hoje tão questionada, entre o Homem e os restantes ser vivos, tão bem exposta em “Antropocene: The Human Epoch”, de Jennifer Baichwall.


O programa completa-se ainda com um programa de curtas que integra três trabalhos de Rosa Barba (“Aggregate States of Matters”, “Bending to Earth” e “Disseminate and Hold”), assim como “Birds In the Earth”, de Marja Helander.


O Porto/Post/Doc realiza-se entre os dias 20 e 30 de novembro no Teatro Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. À semelhança do que aconteceu em 2020, o festival contará ainda com uma extensão ao online, onde será possível visualizar grande parte dos filmes selecionados.


Mais detalhes da programação disponíveis em http://portopostdoc.com

Ver também
Notícias