Destinada a todos os amantes dos discos, apreciadores de música e curiosos, a programação de maio da Fonoteca Municipal do Porto volta a girar em torno de diferentes temas e a ter uma cara conhecida na habitual sessão de Escuta Ativa.
Às quartas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00, como vem sendo habitual, o público é convidado a juntar-se à Hora de Ponta: uma hora dedicada à escuta de diferentes registos das estantes da FMP, tendo por base uma temática.
A primeira Hora de Ponta de maio acontece no dia 7 e tem como protagonista o violino, dando conta do seu uso em diferentes contextos.
Já na semana seguinte, no dia 14, a FMP dedica 60 minutos ao rock psicadélico, numa sessão que promete ser uma viagem “ao epicentro da mente”.
A 21 de maio, e em jeito de celebração do 40º aniversário do álbum “Os Homens Não se Querem Bonitos”, dos GNR, a FMP dedica-lhe a sua Hora de Ponta, contextualizando e revisitando o legado deste que foi um dos pontos altos da carreira da banda portuense e um dos discos mais importantes da coleção deste espaço em Campanhã.
Antes da última sessão temática de maio, no sábado, dia 24, às 11h00, a FMP abre as portas a mais uma sessão de Escuta Ativa, tendo como convidada a radialista, jornalista, escritora e comunicadora Inês Maria Meneses.
Da vasta coleção da FMP escolheu para escuta conjunta "Rattlesnakes", o álbum de estreia de Lloyd Cole and The Commotions, lançado em 1984.
A terminar o mês, a 28 de maio, a Fonoteca Municipal do Porto dedica uma hora a cantos de trabalho, revisitando as manifestações e registos de uma relação “muito produtiva”: a do trabalho e da música.
A entrada em todas as atividades da FMP é livre. Mais informações em https://fonoteca.cm-porto.pt/.