29/04/2022

A Câmara Municipal do Porto leva, pela primeira vez, o ciclismo a quatro centros escolares da cidade, numa parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.


Segundo estimativas da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), metade dos alunos das escolas básicas portuguesas não sabe andar de bicicleta. Para contrariar este panorama e desenvolver esta habilidade motora em contexto infantil, o programa educativo "Ciclismo Vai à Escola" chega ao Porto nas próximas semanas.



Já com visitas a mais de 150 escolas de todo o país, este projeto educativo tenta tornar mais abrangente e mais acessível a prática do ciclismo, ao mesmo tempo que incentiva o uso de um meio de transporte sustentável e ajuda a combater a obesidade e o sedentarismo.  


Profissionais especializados tentam, assim, cativar as crianças para praticar a atividade. Seja de forma desportiva ou recreativa, o importante é fazê-lo com qualidade e em segurança. 



Antes do contacto com os alunos da cidade, esta iniciativa do Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto irá oferecer uma ação de formação para professores sobre as componentes técnicas da bicicleta. A sessão tem 20 vagas e está marcada para 4 de maio, entre as 09h00 e as 13h00, na Escola Secundária Carolina Michaelis.


Entre maio e junho, serão realizadas 20 visitas a quatro escolas básicas do concelho, envolvendo centenas de miúdos: EB1 do Bom Pastor, EB1 da Constituição, EB1 do Bom Sucesso e EB1 da Torrinha. Os estabelecimentos de ensino integram três agrupamentos e foram selecionados pela Direção Municipal de Educação. Os encontros vão decorrer entre as 15h30 e as 17h30, horário reservado para as Atividades de Enriquecimento Curricular. 


Para Catarina Araújo, vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, esta é "uma atividade que visa colmatar uma lacuna identificada nestas faixas etárias, em linha com os números divulgados pela FPC. Esta iniciativa surge, assim, plenamente enquadrada na missão do município, de fomentar a prática desportiva desde os primeiros anos de escolaridade e desenvolvendo as capacidades das crianças para a utilização deste meio de transporte”, assume.



O Ciclismo Vai à Escola é um segmento do programa nacional Ciclismo para Todos, através do qual a FPC procura aumentar o número de ciclistas (de lazer e de competição) a nível nacional, enquanto fomenta o uso da bicicleta como veículo do dia a dia.


Em 2022, a Câmara Municipal do Porto, através da Ágora - Cultura e Desporto, E.M., tem orçado o valor de 30 mil euros para o desenvolvimento deste programa educativo.

Ver também
Notícias