15/11/2022

O programa especial de abertura, ao longo de todo o fim de semana, inclui cinema, conversas, exposições, visitas guiadas e DJ sets. Todas as atividades do dia da inauguração são gratuitas.


Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, pelas 17h30, todas as pessoas poderão percorrer o edifício e explorar os seus novos espaços, nomeadamente a Biblioteca e Filmoteca, a Sala-Filme, a Livraria e a Cafetaria e Bar.


Nas sessões inaugurais, agendadas para as 18h30 e as 21h30 com o mesmo programa, são exibidos os filmes “The New Sun (2017), de Agnieszka Polska, e o clássico de ficção científica “O Dia em em que a Terra Parou” [“The Day the Earth Stood Still”,1951], de Robert Wise, assinalando abertura do ciclo de cinema Políticas do Sci-Fi.


As duas sessões são abertas ao público, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no Batalha, no dia da sessão, a partir das 13h00.



Entre as 23h30 e as 02h00 são apresentados em contínuo, nas duas salas de cinema, dois filmes de Agnieszka Polska, artista polaca a quem o Centro de Cinema dedica um foco em dezembro.


A emergência climática, a extinção e a desinformação são os temas centrais das curtas-metragens “The New Sun” (2017), apresentada na Sala 1, e “What the Sun has Seen(2017), na Sala 2.


À mesma hora, iniciam-se os DJ sets no Bar, com a artista norte-americana Juliana Huxtable, seguida de Jackie e MVRIA. Estas atividades têm entrada livre, não sendo necessário o levantamento de bilhete.


 

No sábado, 10 de dezembro, às 15h15, o Batalha apresenta a sua primeira sessão para famílias, “Cabeça na Lua”, que compreende a exibição das curtas-metragens “Viagem à Lua”, de Georges Méliès (1902) —exibido aquando da abertura do Batalha em 1947 —, “Os Macacos que Queriam Apanhar a Lua (1982), de Zhou Kequin, e “Wallace and Gromit — Uma Grande Aventura”, de Nick Park (1989).


Para o mesmo dia, às 17h15, está agendada a antestreia de “A Sibila”, de Eduardo Brito, filme que assinala o centenário do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, ao qual se seguirá uma conversa com Eduardo Brito, Mónica Baldaque e Paulo Branco, moderada por Isabel Ponce de Leão.


Às 21h15, dá-se início a Claire Denis: Todo o Corpo, a mais completa retrospetiva dedicada à realizadora em Portugal, com a primeira longa-metragem da cineasta francesa, “Chocolat” (1988).


No domingo, no âmbito do ciclo Políticas do Sci-Fi, às 16h15, é exibido o filme “A Confederação — O Povo é que Faz a História(1978), de Luís Galvão Teles, ao qual se seguirá uma conversa com o realizador e Amadeu Lopes Sabino, moderada por Arnaldo Saraiva. Um filme que está na origem da exposição apresentada nos Foyers do Batalha, “A Confederação — Dentro Daquela Liberdade que Tínhamos”.



Às 19h15 é apresentada a sessão de curtas Melancolias de Extinção, com os filmes “The Great Silence”, de Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla (2014), e “Flores (2017), de Jorge Jácome, realizador que estará presente no final da sessão para uma conversa com Lukas Brasiskis.


No sábado e no domingo, às 11h30 e às 15h15, respetivamente, acontecem Visitas Guiadas ao edifício, durante as quais os visitantes são convidados a percorrer o renovado Batalha com as equipas artística e de arquitetura. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do Batalha nos próprios dias — no sábado, a partir das 10h30, e no domingo, a partir das 13h00.


Além da exposição “A Confederação — Dentro Daquela Liberdade que Tínhamos” (Foyers), ao longo do fim de semana (e até 22 de janeiro), o público do Batalha poderá visitar livremente a instalação “Premium Connect”, da artista Tabita Rezaire (Sala-Filme).


No dia 9 de dezembro, a bilheteira do Batalha estará excecionalmente aberta entre as 13h00 e as 16h00 e as 18h00 e as 00h00. No fim de semana de 10 e 11 de dezembro, o horário será o regular, das 13h00 às 21h45.


Os bilhetes para todas as sessões de dezembro e janeiro já podem ser adquiridos na bilheteira do Batalha e online. A programação pode ser consultada em batalhacentrodecinema.pt


Texto: Batalha Centro de Cinema

Fotos: Paulo Cunha Martins

Ver também
Notícias