30/11/2021

A partir do dia 1 de dezembro, a Torre dos Clérigos apresenta uma programação diária, com destaque para os concertos de Rui Massena e Ana Elias na Igreja dos Clérigos. Os eventos são gratuitos, com exceção das visitas noturnas, com um custo de cinco euros.

 

Em mês de Natal, os Clérigos celebram mais uma época festiva – e mais um aniversário da sua longa vida. Para juntar estas duas datas, há um programa pensado durante todos os dias do mês (e falamos de todos mesmo, incluindo os dias 24, 25 e 31 de dezembro).


O carrilhão da torre será o grande protagonista desta época festiva. Quem por lá passar vai poder apreciar, todos os dias, as músicas de Natal tocadas no carrilhão da torre. Estes concertos decorrem todos os dias às 16h00, exceto a 24, 25 e 31 de dezembro, em que acontecem às 11h30.


No domingo, dia 12 de dezembro, assinala-se o aniversário da Dedicação (1779) e da reabertura (2014) da Igreja dos Clérigos. Para comemorar esta data, dois nomes de peso atuam neste dia: o maestro Rui Massena orientará um concerto no local às 21h30; e a carrilhanista Ana Elias irá tocar músicas de Natal às 16h00.


Os concertos têm entrada gratuita e as reservas devem ser feitas online, no site da Torre dos Clérigos.


Durante o dia haverá visitas guiadas gratuitas à torre, mediante marcação prévia.


 

Visitas noturnas


Mas o Natal nos Clérigos não se fica por aqui. Na quarta-feira, dia 15, o Orfeão Universitário do Porto atua às 18h00 e no sábado, dia 18, haverá um "Concerto de Natal para os sem-abrigo", às 17h00.


De 17 a 30 de dezembro retomam as habituais subidas noturnas à Torre dos Clérigos, numa viagem que promete ser deslumbrante – e luminosa, com toda a cidade preparada para receber mais uma época festival.


Estas subidas acontecem de segunda a quinta-feira, das 19h00 às 21h00, e de sexta a domingo, das 19h00 às 23h00.


A marcar ainda a programação deste Natal na Torre dos Clérigos, o grande presépio montado no interior da Igreja, que pode ser livremente visitado, e a exposição temporária “Torre dos Sonhos”, com 13 peças de presépio da autoria do ceramista Delfim Manuel


O valor angariado pela venda destas obras será revertido, na totalidade, ao Serviço de Pediatria do IPO-Porto.


A acompanhar a exposição, pode ser vista uma projeção de videomapping do atelier OCUBO.


Consulte aqui o programa completo.


Ver também
Notícias