02/04/2024

No mês em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, a edição de abril da Agenda Porto celebra a alegria de sermos livres através do mote — libertar. Podem consultar a versão online ou encontrá-la numa centena de pontos da cidade. 

 

Nesta edição da agenda destacamos o teatro como forma de arte censurada pelo Estado Novo e recordamos como era representar no tempo da ditadura.

 

Para isso, foram ouvidos os atores e encenadores Júlio Gago, Mário Moutinho, Filomena Gigante e João Paulo Costa.

 

Destaque ainda para dois atores e criadores das novas gerações: André Amálio, que através do teatro conta a história recente do nosso país, e Sara Barros Leitão que, para as suas criações artísticas, gosta de partir de documentos e de histórias que já existam para “recontá-las” (em agenda.porto.pt). 

 

Em foco nesta edição está, também, a associação desportiva Douro Bats, uma equipa de futsal inclusiva dirigida à comunidade LGBTQIA+, onde todos são livres de assumir quem são dentro e fora das quatro linhas. 

 

 

Porque dançar representa a libertação do corpo, destacamos o Festival Dias da Dança (DDD) e ainda a programação dedicada às celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril a decorrer na cidade. 

 

Na rubrica Código Postal, damos a conhecer o Espaço Musas, situado no Alto da Fontinha, que começou pelo futebol (os Leões das Musas), mas atualmente trocou a bola pelo xadrez, pela poesia e pelas hortas comunitárias.

 

Em Conjugar o Porto, rasgamos convenções com o coletivo CRuDe: três mulheres, acompanhadas por instrumentos que fazem barulho, fazem a sua revolução através da poesia e da música.

 

 

Na Portografia, visitámos o antigo edifício da PIDE no Porto, atual Museu Militar, e conversámos com elementos da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) que partilharam histórias e fotografias da libertação dos últimos presos políticos no dia 26 de abril de 1974.

 

E em Quem Conta o Porto acrescenta um Ponto, contamos a história inspiradora da atleta Carla Oliveira, campeã da Europa de Boccia nos Jogos Paralímpicos de 2023, que afirma que “o desporto adaptado a libertou”, e para quem a cadeira de rodas “representa liberdade”. 

 

Nas secções de agenda, há exposições, filmes, concertos, festas, oficinas para miúdos, conversas, eventos para toda a família e atividades a acontecer por toda a cidade durante o mês de abril. Para ver em agenda-porto.pt

Ver também
Notícias