31/01/2025

A companhia catalã regressa ao Porto com o seu mais recente trabalho “La luz de un lago”. Convidam a explorar a perceção visual e a clareza numa sociedade inundada de estímulos, a 7 e 8 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Campo Alegre.

 

Este espetáculo mergulha no imaginário de um filme que se sustenta através do palco, da palavra e da presença. Uma peça sobre o amor, o trabalho e a violência num mundo que colapsa visualmente entre miragens e alucinações.

 

A companhia parte do conceito de “cegueira” como metáfora de um mundo saturado de imagens. Nesta coprodução do Teatro Municipal do Porto, o público é convidado a embarcar numa viagem sensorial cujo enredo segue três personagens: uma rapariga, um mendigo e uma bailarina.

 

As três personagens enfrentam a perda gradual de visão numa sociedade repleta de imagens e onde a exposição visual excessiva tem como consequências a falta de clareza e de concentração.

 

O espetáculo, falado em castelhano e com legendas em português e inglês, recorre a paredes cenográficas, texto projetado, vozes off e uma composição sonora imersiva, resultando numa estética abstrata e sofisticada, uma parceria com o coletivo La Cuarta Piel.

 

 

A companhia El Conde de Torrefiel é composta po Tanya Beyeler e Pablo Gisbert e as suas obras caracterizam-se por encenações em que a coreografia, o texto e as imagens criam, em conjunto, narrativas onde as tensões entre o individual e o coletivo que caracterizam a sociedade europeia do século XXI vêm à tona.

 

Iniciou a sua atividade em 2010 e, desde então, produziu 13 peças e 8 obras cénicas não convencionais. A companhia já passou pelos palcos do Teatro Municipal do Porto em 2017, com “La Posibilidad que Desaparece Frente al Paisaje”, e em 2023 com “Una imagen interior”.

 

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras física do Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre e ainda na BOL, em tmp.bol.pt.

Ver também
Notícias