02/05/2024

Maio é o mês das flores e das mães, data que se celebra já neste domingo. Os dias estão cada vez mais compridos e convidam-nos a sair de casa. Neste primeiro fim de semana, despedimo-nos do DDD - Festival Dias da Dança, mergulhamos numa maratona de cinema, exploramos o encanto dos azulejos e somos surpreendidos por um beija-flor. Os parques e jardins estão cada vez mais convidativos e os Dias com Energia regressam ao ar livre.

 

 

Parece que começou ontem, mas é já o fim do DDD 2024

 

E o Festival Dias da Dança está quase a terminar, por isso vamos aproveitar ao máximo. Esta quinta-feira, 2 de maio, o coletivo brasileiro Original Bomber Crew estreia “tReta, uma invasão performática”. Uma experiência que promete surpreender. Na sexta-feira, apresenta a estreia nacional de Los inescalables alpes, buscando a Currito”, de María del Mar Suárez aka La Chachi. Um espetáculo que reinventa o flamenco. No sábado, o Rivoli recebe a multifacetada artista neozelandesa Kate McIntosh, que apresenta, em estreia nacional, a peça “Lake Life”. E no domingo, para terminar em grande, a artista chilena Amanda Piña apresenta Exotica”.  Aqui podem conhecer toda a programação do DDD.

 

 

 

18 horas…. Estão preparados para uma maratona de cinema?

 

Este pode ser um fim de semana de sonho para os amantes da sétima arte. O Batalha Centro de Cinema apresenta “The Last Movies”, uma maratona imperdível.  Durante 18 horas, serão exibidos os últimos filmes vistos por ícones do século XX momentos antes das suas mortes. São filmes vistos por F.W. Murnau, Yves Klein, John F. Kennedy, Lee Harvey Oswald, Betty Grable, Bernard Herrmann, Agatha Christie, Rainer Werner Fassbinder, Diana Spencer e Jean-Luc Godard. Uma oportunidade única para mergulhar na história do cinema. E há prémios para os mais resistentes!

 

 

 

Recarregar o corpo e a alma ao ar livre

 

Este primeiro fim de semana de maio marca o regresso do formato de verão do programa Dias com Energia aos jardins e parques da cidade do Porto. Escolham entre pilates, ioga ou tai-chi.

Aos sábados, as atividades acontecem nos jardins do Palácio de Cristal, no Parque da Pasteleira e no Parque Oriental. Aos domingos, é no Parque da Cidade, com tai chi e Método De Rose. Este fim de semana, 4 e 5 de maio, a previsão de chuva obrigou-nos a mudar os planos e, excecionalmente, no sábado as atividades ainda decorrem em espaços fechados (Pavilhão Fontes Pereira de Melo, Pavilhão do Viso e Pavilhão do Lagarteiro) e no domingo estão suspensas.

Todas as aulas são gratuitas, mas é necessária uma inscrição até sexta-feira: geral@desporto.pt 

 

 

Uma oficina para aprendermos a admirar o beija-flor

 

Uma oficina sensorial para os mais novos!  Pensada para bebés dos 18 aos 36 meses, aqui serão explorados os sentidos através de jogos, poemas e canções. No sábado, a partir das 10h00, o convite é para se juntarem à oficina “Shhuack! Beija Flor”. Esta atividade é gratuita e realiza-se nos jardins do Palácio de Cristal.  A iniciativa é do Museu do Porto e quem quiser participar deve inscrever-se aqui.

 

 

Vamos cuidar dos nossos azulejos!

 

Aqui arregaçamos as mangas e pomos “a mão na massa”. A partir do Banco de Materiais do Museu do Porto, que conserva e restaura peças de cerâmica que já fizeram parte de edifícios da cidade do Porto, o desafio é aprender a cuidar dos azulejos. Nesta oficina vão conhecer a história de algumas das peças guardadas no Banco de Materiais e aprender técnicas de limpeza e conservação. “Cuidar do Azulejo” é uma atividade gratuita, que acontece no sábado, às 10h00, no Palacete dos Viscondes de Balsemão. Uma oportunidade para aprender a preservar o património.

 

Edição: Rute Fonseca

Ver também
Notícias