03/07/2022

As tradicionais Rusgas saíram à rua neste sábado, 2 de julho, com as tradições e os costumes a percorrerem novamente o coração da cidade do Porto. A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foi a vencedora desta edição.

 

Foi uma tarde de verdadeira festa (e verão) no centro da cidade do Porto. As sete freguesias saíram mais uma vez às ruas para cumprir a tradição das Rusgas, destaque da programação das Festas de São João e que retomaram depois de dois anos de interrupção devido ao cancelamento das festividades devido à pandemia.




 

Da Rua de Santa Catarina à Praça General Humberto Delgado, com passagem pela Rua de Fernandes TomásRua da Trindade e pela Rua do Dr. António Luís Gomes, as freguesias desfilaram neste sábado, 2 de julho, os seus melhores trajes, entoaram os melhores cânticos e encheram a cidade de ritmos e muita cor, perante milhares de pessoas que se juntaram nas ruas para ver passar as rusgas.


 

Na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto, as rusgas participantes cumpriram a obrigatória exibição perante o júri, composto por sete elementos, representantes das sete freguesias/uniões de freguesia que estão a concurso nesta iniciativa. 

 

As formações foram classificadas com base na coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade.


 

Somadas as pontuações, a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos reuniu a preferência dos jurados e venceu a competição, totalizando 217 pontos.

 

Tendo conseguido o segundo lugar na última edição, Lordelo do Ouro e Massarelos conseguiu agora chegar ao primeiro lugar, destronando, desta forma, uma quase invencível Junta de Freguesia de Campanhã, que venceu as últimas quatro edições das Rusgas (de 2016 a 2019).


 

Sob o tema “Os Martelos de São João”, a rusga vencedora de 2022 apresentou uma coreografia que contou com a presença deste símbolo das festas, uma cenografia composta por um barco com as redes de pesca, tão característicos desta freguesia ribeirinha, assim como a simulação de um carro elétrico, um dos símbolos mais característicos deste local.

 

Com menos 22 pontos que a vencedora, a Junta de Freguesia do Bonfim ficou em segundo lugar, com um total de 195 pontos, e contou com a representação da Associação de Moradores da Lomba. A rusga fez um retrato da classe operário do Bonfim que trabalhava na indústria têxtil, numa evocação de um passado histórico desta freguesia.


 

A Junta de Freguesia de Campanhã não conseguiu manter o título que não lhe escapava há já quatro anos e ficou na terceira posição. A freguesia, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão, conseguiu um total de 192 pontos, numa rusga que pretendeu homenagear os bairros sociais e as gentes humildes da cidade.

 

A rusga vencedora foi agraciada assim com o título de melhor formação nas Rusgas de São João deste ano e levou para casa um troféu especialmente desenhado para a ocasião pela artista Madalena Martins

 

Os prémios foram entregues por Fernando Paulo, vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, e por César Navio, administrador da Ágora - Empresa Municipal de Cultura e Desporto do Porto.


Classificação das Rusgas de São João 2022:

 

- União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos: 217 pontos

 

2.º - Junta de Freguesia do Bonfim, representada pela Associação de Moradores da Lomba: 195 pontos

 

3.º - Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão: 192 pontos

 

4.º - União de Freguesias do Centro Histórico: 178 pontos

 

5.º - Junta de Freguesia de Ramalde: 174 pontos

 

6.º - União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com a participação do Orfeão da Foz do Douro: 153 pontos

 

7.º - Junta de Freguesia de Paranhos, representada pelo Rancho Folclórico de Paranhos: 147 pontos



Texto: José Reis

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Galeria
Item 1 de 31
Ver também
Notícias