02/02/2026

O Batalha Centro de Cinema apresenta “All That Is Solid Melts Into Air”, uma performance que explora a transitoriedade e a impossibilidade de capturar a voz não registada e o passado não documentado.

 

Assinada por John Akomfrah e Trevor Mathison, membros-fundadores do Black Audio Film Collective, a obra constrói-se a partir da justaposição entre mercados financeiros e paisagens fragmentadas, questionando o capitalismo global, o desastre ambiental e a memória pós-colonial.

 

A relação entre imagem e som é central nesta performance. Akomfrah e Mathison reformulam o vínculo entre os dois planos, criando um diálogo coeso que sublinha a natureza mutável da experiência humana e da memória coletiva.

 

A apresentação no Batalha é acompanhada por uma banda sonora interpretada ao vivo por Dubmorphology, projeto de pesquisa, produção e performance de Trevor Mathison e Gary Stewart.

 

A sessão acontece no dia 11 de fevereiro, quarta-feira, às 21h30, no Bar do Batalha, com entrada gratuita — mediante levantamento de bilhete no próprio dia, limitado a dois bilhetes por pessoa.

 

Câmara Sónica” é um programa mensal dedicado à exploração sonora e à sua relação com o cinema e a imagem em movimento.

 

Com curadoria da artista Diana Policarpo e do compositor João Polido, convida artistas nacionais e internacionais a apresentar criações comissariadas para o Centro de Cinema, bem como obras que se distinguem pelo diálogo entre som e imagem.

Ver também
Notícias