Nos dias 21 e 22 de novembro, a coreógrafa ruandesa Dorothée Munyaneza apresenta o espetáculo “umuko” no Teatro Campo Alegre, num verdadeiro encontro entre o passado e o futuro.
Invocando o umuko, a árvore ancestral da cura e guardiã das histórias, a artista convida cinco jovens artistas, poetas, bailarinos e músicos da cena ruandesa para celebrar a criatividade e a liberdade de uma geração nascida após o genocídio de 1994 contra a população tutsi no Ruanda.
O passado e o futuro em Kinyarwanda (língua bantu oficial do Ruanda) encontram-se e contam histórias através do corpo, da poesia, da música e do canto.

A coreógrafa, que em 2024 foi uma das vencedoras do Salavisa European Dance Award, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, é uma artista multidisciplinar que utiliza a música, o canto, o texto e o movimento para abordar a rutura como uma força dinâmica.
Baseia-se em histórias reais para criar um espaço poético de ressonância para histórias não-contadas e pessoas invisíveis.

A coreógrafa já pisou o palco do Teatro Campo Alegre em fevereiro de 2019 com o espetáculo “Unwanted”, no âmbito do programa “Deslocações”.
“Umuko” será apresentado na sexta-feira, dia 21, e no sábado, dia 22 de novembro, às 19h30, no Teatro Campo Alegre.